Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Junho UFOPA recebe Comissão do MEC para tratar sobre BIs

UFOPA recebe Comissão do MEC para tratar sobre BIs

Nos dias 3 e 4 de junho, a UFOPA recebeu os Profs. Valter Andrade Júnior e Derval Rosa, integrantes da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento do Processo de Implementação e Expansão dos Cursos de Bacharelado Interdisciplinar nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A visita foi a primeira ação desenvolvida pela UFOPA com foco na avaliação do modelo acadêmico institucional.

Em sua passagem pela Universidade, os professores da Comissão avaliaram como os Bacharelados Interdisciplinares (BIs) estão sendo desenvolvidos na UFOPA e quais ajustes devem ser feitos para que a proposta de diálogo e flexibilidade curricular acompanhem o modelo interdisciplinar instituído nas universidades que se expandiram na proposta do REUNI, que prevê a reestruturação e a expansão das universidades federais tendo como base uma proposta pedagógica inovadora.

No dia 4, os integrantes da Comissão se reuniram com os diretores dos institutos da UFOPA, coordenadores de BIs e comunidade acadêmica em geral, para que o modelo dos BIs fosse debatido e melhor esclarecido na instituição. Segundo o vice-reitor da UFOPA, Prof. Anselmo Colares, esse debate ajudou a compreender como o Modelo Interdisciplinar acontece em outras universidades federais, para que as propostas pedagógicas na UFOPA sejam avançadas. “Esse ano estabelecemos como meta primordial todos os ajustes para que os PPP dos cursos sejam organizados, aperfeiçoando o nosso próprio caminho e nos ajudando a solucionar os nossos entraves. Em 2015 já começaremos com uma estrutura curricular definida”, declarou.

Uma das propostas levantadas na reunião foi sobre o regime de ciclos. Nele, os BIs poderão ser desenvolvidos em vários aspectos favoráveis ao ensino superior, como: flexibilidade curricular, integração entre graduação e pós-graduação, formação interdisciplinar, compatibilidade internacional e metodologia de ensino inovadora. Além disso, o Modelo Interdisciplinar garante que “o aluno seja protagonista do seu próprio conhecimento, ou seja, ele é responsável pela sua produção científica e sua formação; o professor, portanto, será apenas um mediador nesse processo de ensino”, enfatizou o Prof. Derval Rosa.

Ainda na reunião, foi declarado que até o dia 6 de junho os integrantes da Comissão finalizarão o relatório técnico de acompanhamento e monitoramento e entregarão esse documento ao SESu/MEC. O relatório versará sobre como o modelo tem sido desenvolvido na UFOPA e proporá reajustes para que a Universidade defina a normatização dos cursos, garantindo o percurso acadêmico favorável aos alunos, e garanta a operacionalização adequada nos procedimentos administrativos, para que assim a interdisciplinaridade assegure que os cursos de BIs tenham o foco no conhecimento científico e numa qualificação sólida.

O Prof. Valter Andrade é pró-reitor de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e membro do GT-BIs, instituído pela SESu/MEC; o Prof. Derval Rosa é docente da Universidade Federal do ABC (UFABC), onde atuou como pró-reitor de Graduação no período de 2010-2014 e contribuiu para a elaboração dos referenciais dos BIs das IFES.

Confira mais fotos aqui.

Karen Santos - Comunicação/UFOPA