Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Andifes entrega à presidente Dilma projeto para universidades federais

Andifes entrega à presidente Dilma projeto para universidades federais

Dilma Rousseff e reitoras de IFES - Foto: Andifes

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) foi recebida no dia 21 de maio pela presidente Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, em Brasília. A reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, esteve presente à reunião. No encontro, os reitores apresentaram uma proposta de desenvolvimento para as Universidades Federais, para os próximos dez anos. O documento reafirma o compromisso das instituições com o desenvolvimento econômico e social do país e com as políticas educacionais ao propor um projeto articulado baseado em seis dimensões e em consonância com o Plano Nacional de Educação (PNE).

Em um discurso convergente com as propostas entregue pela Andifes, a presidente ressaltou o papel estratégico das Universidades Federais para o desenvolvimento do país, e afirmou que o Governo Federal está disposto a dar continuidade ao processo de expansão, com foco na qualidade. Dilma Rousseff afirmou que é necessário combinar projetos de educação para transformar a economia do conhecimento em inovação.

A presidente apontou para os reitores alguns dos principais itens que o Governo Federal trabalha para alavancar a educação do país, como o programa Ciências em Fronteiras, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e a implantação da lei de cotas.  Ela também projetou investimentos na formação e valorização de professores, além da necessidade de aperfeiçoamento da relação com as empresas. Ainda em seu pronunciamento, a presidente falou da importância da destinação do royalties do pré-sal para a educação e da construção de uma agenda pautada por esses novos investimentos e interligada ao PNE.

Dilma Rouseff destacou também o papel da Andifes, nos últimos 20 anos, no processo de construção de políticas públicas para o ensino superior brasileiro e falou que as Universidades Federais são referências de qualidade na produção de ciência e tecnologia. Acompanhada pelo o ministro da educação (MEC), Henrique Paim, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Clélio Campolina, a presidente falou da relação natural dos dois ministérios para apoiar os projetos que consolidem o programa Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), iniciado na última década, e para dar suporte às universidades em novas propostas, como a apresentada hoje pela Associação.

ANDIFES - Em seu discurso, o presidente da Andifes, Jesualdo Pereira, falou sobre a atuação do Governo Federal nos últimos anos para promover o desenvolvimento das Universidades Federais, através do REUNI. Ele destacou algumas medidas capitaneadas pelo Poder Executivo que foram importantes para o processo de expansão, como a lei de cotas, a criação a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSHER), Enem/Sisu e a destinação de royalties do pré-sal para a educação.

Ao entregar à presidente Dilma a proposta Agenda de Desenvolvimento para as Universidades Federais, Jesualdo Pereira explicou que as prioridades elencadas foram, desenvolvimento regional, desenvolvimento nacional, inovação tecnológica, internacionalização, formação de professores e educação à distância. “Essa agenda proposta consolida o REUNI e os novos campi interioranos, e fortalece a nova etapa de expansão que as Universidades Federais terão pela frente, considerando as especificidades das nossas 63 universidades e suas regionalidades”, explicou o presidente da Andifes. De acordo com ele a proposta será aprofundada pelos dirigentes de todas as universidades e detalhada em reuniões com o MEC e MCTI.

O presidente da Andifes disse ainda que a Associação elabora uma proposta de mudança na legislação que trata da autonomia universitária. Segundo ele, houve avanço na organização didática-científica, mas as universidades estão engessadas no que diz respeito à gestão administrativa, patrimonial e financeira. “Consideramos que a autonomia das universidades deve ser, de fato, uma prioridade da política de ensino superior”, afirmou.

Na ocasião a presidente assinou portarias que regulamenta a cessão do docente integrante do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal, altera o Programa de Dispêndios Globais (PDG) das empresas estatais federais para 2014 e regulamenta os convênios e os critérios de habilitação de empresas, como finalidade o financiamento ou a execução de projetos de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento institucional, científico e tecnológico e estímulo à inovação. As portarias foram discutidas com a diretoria executiva da Andifes, que apontou sugestões, sendo alguns delas acatadas pelo Governo Federal.

Além dos ministros, participaram da reunião o secretário executivo do MEC, Luiz Claudio Costa, e a equipe técnica das duas pastas. As 63 Universidades Federais filiadas à Andifes estavam representadas por seus reitores.

Confira:

Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes

Fonte: http://www.andifes.org.br/?p=26259

27/5/2014