Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Base da UFOPA em Curuá-Una começa a sair do papel

Base da UFOPA em Curuá-Una começa a sair do papel

Na última quinta-feira, dia 9, foi divulgada no Diário Oficial da União (DOU) a tomada de preços para reforma e ampliação de área da Usina Hidrelétrica de Curuá-Una, onde será implantada uma Base Científica da UFOPA.

Firmada em junho de 2013, a cooperação técnica entre Eletronorte e UFOPA prevê a construção de laboratório de microscopia, laboratório de plâncton e laboratório de análise química da água, além de alojamentos para estudantes e professores.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT) da UFOPA, Sérgio de Melo, conta que, “como esta base científica estará localizada às margens de um reservatório de água, ela propiciará o desenvolvimento de vários trabalhos de pesquisa, mas também possibilitará a realização de aulas práticas”.

Quatro dissertações de programas de pós-graduação da UFOPA – PPG-RACAM e PPG-RNA – desenvolveram suas pesquisas de campo na área da hidrelétrica. A expectativa é de que este número aumente. “Essas pesquisas já foram concluídas, porém já temos uma tese e outras dissertações em andamento”, informou o pró-reitor.

Talita Baena - Comunicação/UFOPA

9/5/2014