Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Minuta de Regimento Interno é apresentada ao Consun

Minuta de Regimento Interno é apresentada ao Consun

Os integrantes do Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) reuniram-se na manhã desta quarta-feira, 28, no Câmpus Amazônia. A reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, abriu a reunião e convidou todos os presentes para a solenidade de transmissão de cargo de reitor, evento que será realizado pela primeira vez na Universidade, no dia 30 de maio.

Durante o encontro, foi apresentada aos conselheiros a proposta de minuta do Regimento Interno da Universidade. Elaborada por uma comissão técnica, a minuta será avaliada e complementada nos aspectos políticos e acadêmicos por uma comissão especial, composta por representantes de todas as categorias da comunidade acadêmica. A comissão proporá a relatoria para apreciação e julgamento do Conselho até o próximo dia 10 de junho, em reunião extraordinária do Consun.

Dentro das normas institucionais, o Regimento Interno está abaixo apenas do Estatuto da UFOPA. A regulamentação garantirá a efetivação de alguns serviços e procedimentos internos da Universidade, permitindo o andamento de alguns processos, como as eleições nos institutos e também dos novos integrantes do Consun.

Ainda na reunião, a reitora anunciou que as licitações para as obras dos câmpus de Alenquer, Monte Alegre e Itaituba serão realizadas ainda em 2014. As obras nesses municípios devem iniciar-se em 2015. Para cada cidade está prevista a construção de dois blocos modulares padrões, com quatro pavimentos cada. O primeiro com biblioteca no térreo e três andares de salas de aula, e o segundo com auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios, salas administrativas e salas de aula. “Prevemos a circulação média de 3.600 pessoas por dia em cada um desses câmpus. Os prédios devem ser concluídos em 2016”, anunciou o superintendente de Infraestrutura da UFOPA, Alessandro Araújo. As obras em Juruti devem ser concluídas até o fim deste ano e as atividades nesse câmpus devem começar em 2015.

O diretor de Ensino da UFOPA, Prof. Percival Leme, apresentou uma nova proposta de calendário acadêmico para 2014. “Atualmente, estamos trabalhando com seis calendários diferentes dentro da Universidade. Temos que fazer um grande esforço esse ano para retomarmos a normalidade do calendário em 2015”, avaliou Leme. Na sugestão de mudança, está previsto que as aulas do segundo semestre comecem dia 8 de setembro e terminem dia 23 de dezembro.

Também na ocasião, foi apresentada a nova estrutura organizacional da Universidade, que agora inclui duas novas pró-reitorias – de Assistência Estudantil (PROGES) e de Gestão de Pessoas (PROGEP) – e três novos conselhos: Conselho Comunitário (Consecom), Conselho Superior de Pesquisa, Ensino e Extensão (Consepe) e Conselho Superior de Administração (Consad). “A criação dessas novas instâncias atende ao que está previsto em nosso Estatuto. Importante ressaltar que essa expansão de estrutura não significou um aumento no número de cargos comissionados, então houve uma racionalização desses cargos para atender a esse crescimento”, ressaltou a reitora, Profa. Raimunda Monteiro. Ao final da discussão sobre o assunto, o Consun recomendou alguns ajustes estruturais no organograma para futura avaliação.

A reitora ainda colocou a necessidade de se retomar a discussão para instalar os primeiros projetos do Parque de Ciência e Tecnologia do Tapajós e estruturar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), trabalhando na formulação de políticas, projetos e incubadoras de empreendimentos inovadores."Inovação Tecnológica é uma prioridade da gestão", afirmou Profa. Raimunda.

A reunião foi encerrada com o debate sobre uma das pautas internas da greve dos técnicos administrativos da Universidade, a jornada de 30 horas de trabalho semanais para as categorias que têm esse direito previsto na legislação. A Procuradoria Jurídica da UFOPA elaborou um parecer sobre o assunto, considerando as particularidades da instituição, e solicitou às unidades acadêmicas e administrativas que avaliem a aplicabilidade e a adequação da implantação das 30 horas em suas áreas. Essas avaliações serão submetidas à apreciação do Consun para resolução final do assunto.

Comunicação/UFOPA

28/5/2014