Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Ouvidoria realiza 120 atendimentos no 1º trimestre de 2014

Ouvidoria realiza 120 atendimentos no 1º trimestre de 2014

No período de janeiro a março de 2014, a Ouvidoria da UFOPA recebeu 120 manifestações, entre reclamações, críticas, denúncias, elogios, pedidos de informação e outras demandas. Este número supera o total de manifestações do ano 2013, quando o órgão recebeu 119.

De acordo com o Ouvidor da UFOPA, Ayrton Pereira dos Santos, este aumento reflete a melhoria na estrutura da Ouvidoria, que hoje conta com um quadro mais amplo de servidores. Quando foi criado, em março de 2013, o órgão contava apenas com o ouvidor, que também respondia pelo Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), um instrumento exigido pela Lei nº 12.527/2011 de Acesso à Informação. Hoje, o SIC dispõe de espaço próprio e um coordenador – o servidor Giulio Volante –, e cada um dos órgãos conta com um assistente administrativo. Outro fator que possibilitou o atendimento de mais manifestações foi a criação do Módulo Ouvidoria do Sistema SIG-UFOPA no segundo semestre de 2013. Atualmente, este é o canal que recebe 90% das demandas.

“Nós ouvimos a sociedade, tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade externa, recebemos as manifestações e as encaminhamos à Administração Superior para que ela tenha conhecimento e tome as devidas providências. Todas as atividades da Ouvidoria buscam fazer com que a Universidade possa, cada vez mais, aprimorar seus processos e seus fluxos e prestar um serviço de qualidade, que é o dever da administração pública”, afirma Santos.

Números – Das 120 manifestações recebidas no primeiro trimestre do ano, 54 referem-se a reclamações; 35 são pedidos de informação; 12 são denúncias; 14 são críticas; e 1 é elogio. A maior parte das demandas estão relacionadas a assuntos acadêmicos, com 55 manifestações. Do total, 66 solicitações vieram de alunos, 51 da comunidade externa e 3 de servidores técnico-administrativos. Segundo o relatório trimestral da Ouvidoria, 94 manifestações já haviam sido respondidas aos usuários até o momento e 26 encontravam-se em andamento, devido à complexidade das solicitações.

Informação ao Cidadão – Embora esteja alocado dentro da Ouvidoria da UFOPA, o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) é independente e possui um objetivo mais específico. “O SIC é a porta de entrada, o balcão de informações da Universidade. Todo cidadão que chegar e precisar de alguma orientação, deve se dirigir ao SIC”, explica o Ouvidor. Devido à quantidade de solicitações, a Ouvidoria encaminha ao SIC aquelas que dizem respeito a informações. No primeiro trimestre, foram recebidos 19 pedidos, dos quais 89,47% já haviam sido respondidos no momento em que o relatório foi gerado, com tempo médio de resposta de menos de 15 dias. Os assuntos mais recorrentes estão relacionados a Educação Superior (47,37%) e Gestão Escolar (31,58%).

Serviço – Tanto a Ouvidoria quanto o SIC estão localizado no 1º piso do Câmpus Amazônia, em Santarém, nas salas 115 e 100, respectivamente.

Ouvidoria: O usuário, interno ou externo, pode elaborar sua manifestação de forma escrita, dirigindo-se à Ouvidoria; pelo e-mail ouvidoria@ufopa.edu.br; ou através da página oficial www.ufopa.edu.br/ouvidoria.

SIC: Para solicitação de informação, o usuário pode dirigir-se diretamente ao setor ou fazer o pedido pelo Sistema Eletrônico e-SIC. O link também está disponível na página www.ufopa.edu.br/ouvidoria.

Jussara Kishi - Comunicação/UFOPA

13/5/2014