Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio PPGE da UFOPA aprova projeto de cooperação acadêmica

PPGE da UFOPA aprova projeto de cooperação acadêmica

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) aprovou, junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o projeto “As experiências pedagógicas das políticas de educação integral na Amazônia: rede de pesquisa e formação”. O projeto - cuja aprovação foi publicada pelo ofício circular 2/2014 da Diretoria de Programas e Bolsas no País (DPB) - será desenvolvido por um período de quatro anos em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Rondônia (UNIR), com recursos provenientes do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (PROCAD).

A pesquisa será desenvolvida por docentes e discentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Unicamp, da UFOPA e da UNIR, sendo coordenada pelos professores Debora Jeffrey (Unicamp), Lília Colares (UFOPA) e Antônio Carlos Maciel (UNIR). As atividades envolvem o levantamento e a sistematização das experiências pedagógicas em educação integral na região Amazônica, tendo por base os estados de Rondônia, Pará e Amazonas, e a análise dos impactos dessas experiências educacionais na realidade amazônica.

Espera-se como resultado que as universidades parceiras aprimorem o atendimento, melhorando a qualidade do ensino na região Amazônica. O projeto busca, ainda, subsidiar ações no campo das políticas públicas, com vistas a minimizar as disparidades regionais.

Comunicação/UFOPA, com informações da Profa. Dra. Lília Imbiriba Colares (ICED/UFOPA).

2/6/2014