Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Raimunda Monteiro é investida no cargo de reitora da UFOPA

Raimunda Monteiro é investida no cargo de reitora da UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) viveu um momento histórico no dia 30 de maio, em Santarém. Pela primeira vez, a Universidade realizou um ato de transmissão de cargo de reitor. Na ocasião, a Profa. Raimunda Monteiro, primeira reitora a assumir a direção de uma universidade no município, foi investida nas competências e atribuições de seu cargo, assumindo o poder e as responsabilidades inerentes à função. “Essa cerimônia é um marco institucional, um rito acadêmico que nunca havíamos vivenciado. Tem um significado histórico especial”, avaliou a professora.

A reitora adentrou o Auditório do Câmpus Tapajós acompanhada por uma comissão de honra, formada pelo reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Prof. Sueo Numazawa, e pelo músico Sebastião Tapajós, Doutor Honoris Causa pela UFOPA. A mesa de honra também incluiu a presença do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Paulo Speller. A solenidade contou ainda com uma apresentação cultural indígena, com representantes de três etnias diferentes – do Alto Tapajós, Baixo Tapajós e da Calha Norte.

Coube ao reitor da UFRA o traslado das vestes talares à Profa. Raimunda. A indumentária, composta pela beca, samarra branca, capelo, colar e bastão reitoral, faz parte do rito das cerimônias universitárias. As peças foram levadas por representantes das três categorias da comunidade acadêmica: alunos, técnicos administrativos e professores.

Após assinar o termo de investidura, a reitora da UFOPA foi oficialmente apresentada à sociedade. Em seguida, foi a vez de ela empossar o vice-reitor, Prof. Anselmo Colares, e os pró-reitores que passaram a integrar a administração Superior da UFOPA. Assumiram seus cargos a Profa. Fátima Lima, pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEN); o Prof. Sérgio de Mello, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT); o Prof. Thiago Vieira, pró-reitor da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE); o Prof. Valdomiro de Sousa, pró-reitor de Gestão Estudantil (PROGES); Prof. João Ricardo Gama, pró-reitor de Planejamento Institucional (PROPLAN); Profa. Isaura Cristina Pereira, pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGEP); e a servidora Sylmara Luz, pró-reitora de Administração (PROAD).

Em seu discurso, a Profa. Raimunda Monteiro reiterou que a missão da UFOPA é formar profissionais de qualidade, que vão dar respostas para a emergência de uma economia sustentável. “Temos a responsabilidade de tirar essa região e as pessoas daqui da invisibilidade em que sempre viveram diante do resto do País. A partir daqui e da produção de nossos cientistas, devemos buscar soluções inovadoras para o uso dos recursos naturais, de modo que nós internalizemos as riquezas nesta região”, ressaltou.

Ao final de sua fala, a professora emocionou a todos os presentes com sua história de vida. “Sou filha de imigrantes nordestinos que vieram no início do século passado pra cá. Meu pai veio do Acre e era seringueiro. Minha mãe pautou a sua vida por tirar os seus filhos da roça, me fez sair de casa aos 11 anos para que eu pudesse estudar. Voltei anos depois com meus títulos. Conto essa história porque ela tem uma simbologia muito grande para muitos de nós que viemos desses segmentos da sociedade que, no Brasil inteiro, lutaram muito para conseguir chegar a uma universidade. Hoje estou aqui como reitora. Foi este o papel de que a comunidade universitária me incumbiu e eu espero honrá-lo”, encerrou.

Confira mais imagens aqui

Renata de Almeida - Comunicação/UFOPA