Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Reitora da UFOPA participa de encontro com Dilma Roussef

Reitora da UFOPA participa de encontro com Dilma Roussef

A presidenta Dilma Rousseff reuniu-se, nesta quarta-feira (21), com reitores de universidades federais de todo o país, num encontro com representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior - Andifes. A reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, esteve presente ao evento, que ocorreu em Brasília, DF.

Durante a reunião, a presidenta Dilma anunciou que acaba de assinar três importantes decretos relativos ao ensino superior no País. O primeiro regulamenta a seção de professores universitários para trabalhar nos governos estaduais e municipais. O segundo visa estimular a inovação tecnológica, através da regulamentação da relação das universidades com os setores produtivos. O terceiro documento objetiva flexibilizar a contratação de serviços de obras pelas fundações das instituições federais de ensino superior (IFES) no país, dando maior autonomia às universidades.

“A presidenta destacou também a importância de se fortalecer o ensino superior no País, através da elaboração de uma estratégia de desenvolvimento regional e nacional, com foco no estímulo à inovação e à internacionalização das universidades federais”, ressaltou a Profa. Raimunda Monteiro.

Ainda no encontro, o representante da Andifes apresentou uma agenda para o desenvolvimento das Universidades Federais, através de um panorama do avanço da educação superior no Brasil do decênio 2003-2013. A Associação recomendou à presidenta que se mantenham os investimentos na área, consolidando a interiorização das universidades no País. Também foi proposta a criação de uma lei orgânica das universidades, com o objetivo de dar maior autonomia às instituições para incremento da eficiência administrativa e da gestão dos recursos públicos.

Confira aqui o pronunciamento do representante da Andifes na íntegra.

Comunicação/UFOPA

21/5/2014