Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Reitoria promove rodada de reuniões com alunos da UFOPA

Reitoria promove rodada de reuniões com alunos da UFOPA

Termina nesta quinta-feira, 29, a rodada de reuniões que a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, vem promovendo com os alunos dos diversos Institutos da Universidade, para apresentar aos discentes a nova gestão à frente da instituição, dando uma visão geral das pró-reitorias e suas finalidades, repassando as linhas gerais da nova administração e apresentando os gestores de cada área, para uma melhor interlocução com os discentes. Durante os encontros, também foram abordados assuntos de interesse dos estudantes, como a concessão de auxílios estudantis e o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Na quarta, 28, a reunião foi com os alunos do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF) e Instituto de Engenharia e Geociências (IEG). Na ocasião, o vice-reitor da UFOPA, Prof. Anselmo Colares, reafirmou o compromisso com a comunidade acadêmica de uma gestão participativa com excelência e fez uma breve apresentação da instituição, evidenciando as funções de cada pró-reitoria. O representante da Pró-Reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), Ocicley Vidal, apresentou o orçamento da Universidade para esse ano, discriminando os pontos principais de investimento que serão priorizados em 2014.

A pró-reitora de Ensino de Graduação (PROEN), Profa. Fátima Lima, fez um diagnóstico geral da UFOPA quanto à questão do ensino, apresentando os cursos que a Universidade oferece atualmente, número de alunos envolvidos, explicou a finalidade dos programas de monitoria acadêmica e de mobilidade externa temporária nacional. A pró-reitora também ressaltou alguns dos desafios que a PROEN vem enfrentando e as providências que estão sendo tomadas para solucionar questões como a regularização dos cursos, a melhoria dos espaços de ensino e o aumento do acervo bibliográfico.

Para tratar das ações culturais desenvolvidas pela Universidade, o pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE), Prof. Thiago Vieira, apresentou o novo organograma da pró-reitoria e destacou projetos culturais que já estão em andamento ou que se pretendem implementar este ano, como o Curta na Rua, o relançamento do grupo de teatro Onphalus, a criação do grupo de percussão da UFOPA, a Cesta Cultural, as Rodas de Conversa, Jornada Cultural, o Festival de Música. O pró-reitor também citou as ações relativas à extensão acadêmica, como o PIBEX e o PROEXT.

O representante da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES), Tarcísio Maia, enfatizou o tema das bolsas para auxílio estudantil. As bolsas Permanência e Moradia têm o objetivo de atender alunos em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar mensal per capta de até um e meio salário mínimo. Para concorrer ao auxílio, o aluno deve estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFOPA e deve estar cursando sua primeira graduação. Também é pré-requisito não ter vínculo empregatício. Apenas este ano, serão concedidas 1.269 bolsas aos alunos da Universidade.

Ao final das explanações, os alunos podem tirar suas dúvidas a respeito da universidade. O ciclo de reuniões teve início no dia 19, quando a reitora e integrantes da Administração Superior se reuniram com alunos do CFI. No dia 27, foi a vez do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA) e do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS). Na tarde desta quinta, 29, a rodada de encontros termina no Câmpus Rondon, em reunião com alunos do Instituto de Ciências da Educação (ICED).

Confira mais imagens aqui.

Comunicação/UFOPA

29/5/2014