Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio UFOPA concede 1269 bolsas de auxílio em 2014

UFOPA concede 1269 bolsas de auxílio em 2014

A Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) da UFOPA contabiliza a concessão de 814 bolsas de auxílio estudantil para alunos não indígenas apenas na primeira etapa do processo seletivo, destinada àqueles que já vinham recebendo auxílio estudantil, conforme previsto em edital (edital nº 1/2014, de 17 de abril de 2014). As 814 bolsas para alunos não indígenas representam 603 bolsas permanência e 211 bolsas moradia. As bolsas têm valor de R$300,00 mensais cada, valor aprovado em assembleia do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A UFOPA destina ainda 112 bolsas para estudantes indígenas por meio do edital nº 2/2014 (Auxílio Permanência Indígena 2014), no valor de R$510,00 mensais por estudante. Somados os auxílios para estudantes indígenas e não indígenas, totalizam-se 926 bolsas concedidas até o momento.

O pró-reitor de Gestão Estudantil, Prof. Valdomiro de Sousa, explica que, para a Bolsa Permanência, 683 alunos não indígenas se inscreveram. Desses, 603 obtiveram o benefício. Dentre as 80 inscrições indeferidas, 32 foram casos de alunos que apresentaram vínculo empregatício e 17 foram de estudantes que não compareceram para assinar o termo de compromisso, conforme previa o edital. “Também tivemos alguns alunos que não entregaram a documentação completa ou que fizeram sua inscrição fora do prazo previsto. Por não cumprirem os critérios do edital, esses casos foram indeferidos”, esclarece o pró-reitor.

Nesse momento, a PROGES avalia a documentação de 789 alunos inscritos na segunda etapa do processo seletivo, esta destinada aos alunos que não estavam recebendo auxílio estudantil nos últimos meses, incluindo calouros e veteranos. Nessa segunda fase, serão disponibilizadas mais 304 bolsas de permanência e 39 bolsas de moradia. Com a conclusão dessa etapa, a Universidade chegará à concessão total de 1269 bolsas no ano de 2014.

As bolsas Permanência e Moradia têm o objetivo de atender alunos em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar mensal per capta de até um e meio salário mínimo. Para concorrer ao auxílio, o edital prevê que o aluno esteja regularmente matriculado em curso de graduação presencial da UFOPA e que essa seja a sua primeira graduação. Também são pré-requisitos não ter vínculo empregatício e ter disponibilidade mínima de 10 horas mensais para participar de atividades de ensino (monitoria), pesquisa ou extensão, quando convidado pela Universidade, além de apresentar toda a documentação exigida no edital.

Após análise da documentação e do deferimento da inscrição em lista final, o aluno deve assinar o termo de compromisso, mediante apresentação de documento original de identidade.

Comunicação/UFOPA
23/5/2014