Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio UFOPA prepara-se para recredenciamento 2014

UFOPA prepara-se para recredenciamento 2014

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) dá prosseguimento aos preparativos para credenciamento e recredenciamento de seus câmpus, bem como reconhecimento e renovação de reconhecimento de seus cursos de graduação, conforme exigência da legislação brasileira prevista no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). No dia 30 de abril houve uma reunião de análise do instrumento de avaliação institucional externa, com a presença do vice-reitor da UFOPA, Prof. Dr. Anselmo Colares, e servidores técnicos administrativos da Diretoria de Avaliação e Informações Institucionais (DIAVI).

A reunião abordou cada item do instrumento que subsidia os atos avaliados na etapa presencial, ao mesmo tempo em que foram apresentadas sugestões de melhorias para que a UFOPA cumpra os requisitos e possa alcançar índices desejados.

Os avaliadores são professores de instituições de ensino superior, que fazem visita in loco para verificar o atendimento à Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, que instituiu o SINAES, considerando os seguintes eixos: planejamento e avaliação institucional; desenvolvimento institucional; políticas acadêmicas; políticas de gestão; infraestrutura física.

De acordo com o vice-reitor, “a UFOPA não precisa de autorização para abrir um curso, mas precisa ser avaliada para que o curso seja reconhecido; e o reconhecimento precisa ser constantemente renovado. A própria universidade passa por processo de renovação do seu credenciamento. Se for constatado na avaliação que não cumpre as exigências legais, está sujeita a sofrer sanções, culminando com fechamento de curso ou até descredenciamento da instituição”, explica o Prof. Anselmo Colares.

Comunicação/UFOPA

7/5/2014