Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Maio Vice-reitor recebe representantes do DCE

Vice-reitor recebe representantes do DCE

O vice-reitor da UFOPA, Anselmo Colares; o pró-reitor de gestão Estudantil (PROGES), Valdomiro de Sousa; e o pró-reitor da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), Thiago Vieira, reuniram-se na tarde da última sexta-feira, 23, com Anna Paula Scherer e Giovane Lima (ambos da Coordenação Geral), Aline Gamboa (Secretária Geral), Fabiane Miranda (Diretoria de comunicação) e Hortência (Diretoria de Combate à Opressão), César Benaion Lima (Diretor de Cultura), todos integrantes da diretoria do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFOPA. Eles atenderam ao convite para tomar parte no planejamento do processo de discussão do modelo acadêmico, que se estenderá ao longo deste ano.

Este momento, segundo o vice-reitor, é a continuação das discussões em torno do atual modelo acadêmico da universidade e que resultaram, agora em 2014, no ingresso direto ao curso. Como foram mantidas as estruturas de ciclos de Formação Interdisciplinar I e II, a primeira de responsabilidade do CFI, e a segunda dos institutos, estuda-se a necessidade de outras alterações. No entanto, na avaliação do vice-reitor, “mudanças mais profundas e definitivas só poderão acontecer após um amplo debate em todas as unidades acadêmicas, ouvindo as categorias e egressos, com a realização de atividades que permitam a reflexão fundamentada”, explica.

Ainda na ocasião, a representação discente foi convidada a integrar a equipe responsável pelos debates, avaliação e apresentação de propostas que serão encaminhadas para análise e aprovação no Conselho Superior da UFOPA ainda em 2014. “Esperamos que, em 2015, a UFOPA funcione com total normalidade acadêmica, pois a metodologia do processo de discussão coletiva está sendo construída de maneira a garantir que todos os problemas acadêmicos sejam debatidos e levantadas as sugestões para que sejam solucionados. E isto inclui os alunos remanescentes que ainda não estão nos cursos”, conta o vice-reitor.

Outras demandas

No encontro, os membros do DCE também expuseram questões específicas que são objeto de reivindicações, tais como: a destinação de uma sala para as atividades do DCE; explicações imediatas em caso de atraso em pagamento de bolsas; apoio institucional para a melhoria da comunicação entre o DCE e os estudantes por meio do uso do correio eletrônico institucional; e o restaurante universitário.

Sobre o restaurante universitário, o vice-reitor informou aos representantes discentes que a reitora conseguiu um aditivo no orçamento, o qual será destinado para a licitação da obra este ano. “Acredito que se pode estabelecer um diálogo aberto e construtivo, principalmente porque a maioria dos membros da Administração Superior e dos integrantes da nova diretoria do DCE saíram da condição de oposição para gestores e desejam melhorias na UFOPA”, conclui o vice-reitor.

Comunicação/UFOPA

24/5/2014