Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Aula inaugural apresenta desafios da pesquisa pesqueira na Amazônia

Aula inaugural apresenta desafios da pesquisa pesqueira na Amazônia

Alunos presentes à aula inaugural do PPGRACAM - Foto: Maria Lúcia Morais - 10/3/2014

A pesquisa pesqueira e a conservação dos recursos pesqueiros da Amazônia foram os temas centrais da aula inaugural da 3ª turma do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPGRACAM) da UFOPA, realizada no dia 10 de março de 2014, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em Santarém (PA).

Ministrada pela Profa. Dra. Victoria Judith Isaac Nahum, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente colaboradora do PPGRACAM, a aula inaugural foi destaque da programação do I Workshop de Integração do PPGRACAM, que apresentou como tema: “Estado Atual e Perspectivas sobre a Biodiversidade em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos”.

“Em dezembro do ano passado percebemos que havia a necessidade de fazer a integração da turma nova com os professores e os alunos do Programa. Em parceria com a turma de 2013, resolvemos promover esse workshop de integração”, explica o coordenador do PPGRACAM, Prof. Dr. Keid Nolan Silva Sousa. “Além dos novos alunos, contamos com a apresentação dos professores do PPGRACAM e com a presença de membros da direção da Universidade e do ICTA”.

Durante a aula inaugural, a professora Victoria Judith Isaac Nahum destacou a importância dos recursos pesqueiros da Amazônia, que representam cerca de ¼ da produção brasileira total. “Os recursos pesqueiros não têm apenas uma importância econômica, mas principalmente social, de segurança alimentar, pois se constituem em alimentação saudável para a população local”, explicou. “Apesar de ser essencialmente comercial, a pesca na Amazônia é uma realidade que tem uma tradição cultural muito forte, além de um grande componente de autoconsumo, com a pesca de subsistência”.

Além da aula inaugural, a professora Victoria Judith Isaac Nahum ministra a disciplina “Gestão de Recursos Pesqueiros na Amazônia”, que termina na manhã desta quinta-feira, dia 13.

Sobre o PPGRACAM – Programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC, o PPGRACAM tem como objetivo desenvolver atividades voltadas para o conhecimento científico dos rios, lagos, áreas alagadas naturais, represas e águas subterrâneas. Visa a formar recurso humano qualificado em ciência e tecnologia das águas interiores amazônicas, para atuar em ensino e pesquisa, fundamentados nas questões sociais, naturais e de sustentabilidade. Atualmente o programa conta com 35 alunos de pós-graduação e cerca de 15 professores.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

12/3/2014

Prof. Dr. Keid Nolan Silva Sousa e Profa. Dra. Victoria Judith Isaac Nahum - Fotos: Maria Lúcia Morais - 10/3/2014