Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Aula inaugural apresenta desafios da pesquisa pesqueira na Amazônia

Aula inaugural apresenta desafios da pesquisa pesqueira na Amazônia

Aula inaugural apresenta desafios da pesquisa pesqueira na Amazônia

Alunos presentes à aula inaugural do PPGRACAM - Foto: Maria Lúcia Morais - 10/3/2014

A pesquisa pesqueira e a conservação dos recursos pesqueiros da Amazônia foram os temas centrais da aula inaugural da 3ª turma do Programa de Pós-Graduação em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos (PPGRACAM) da UFOPA, realizada no dia 10 de março de 2014, no Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), em Santarém (PA).

Ministrada pela Profa. Dra. Victoria Judith Isaac Nahum, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e docente colaboradora do PPGRACAM, a aula inaugural foi destaque da programação do I Workshop de Integração do PPGRACAM, que apresentou como tema: “Estado Atual e Perspectivas sobre a Biodiversidade em Recursos Aquáticos Continentais Amazônicos”.

“Em dezembro do ano passado percebemos que havia a necessidade de fazer a integração da turma nova com os professores e os alunos do Programa. Em parceria com a turma de 2013, resolvemos promover esse workshop de integração”, explica o coordenador do PPGRACAM, Prof. Dr. Keid Nolan Silva Sousa. “Além dos novos alunos, contamos com a apresentação dos professores do PPGRACAM e com a presença de membros da direção da Universidade e do ICTA”.

Durante a aula inaugural, a professora Victoria Judith Isaac Nahum destacou a importância dos recursos pesqueiros da Amazônia, que representam cerca de ¼ da produção brasileira total. “Os recursos pesqueiros não têm apenas uma importância econômica, mas principalmente social, de segurança alimentar, pois se constituem em alimentação saudável para a população local”, explicou. “Apesar de ser essencialmente comercial, a pesca na Amazônia é uma realidade que tem uma tradição cultural muito forte, além de um grande componente de autoconsumo, com a pesca de subsistência”.

Além da aula inaugural, a professora Victoria Judith Isaac Nahum ministra a disciplina “Gestão de Recursos Pesqueiros na Amazônia”, que termina na manhã desta quinta-feira, dia 13.

Sobre o PPGRACAM – Programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do MEC, o PPGRACAM tem como objetivo desenvolver atividades voltadas para o conhecimento científico dos rios, lagos, áreas alagadas naturais, represas e águas subterrâneas. Visa a formar recurso humano qualificado em ciência e tecnologia das águas interiores amazônicas, para atuar em ensino e pesquisa, fundamentados nas questões sociais, naturais e de sustentabilidade. Atualmente o programa conta com 35 alunos de pós-graduação e cerca de 15 professores.

Maria Lúcia Morais – Comunicação/UFOPA

12/3/2014

 

 

Prof. Dr. Keid Nolan Silva Sousa e Profa. Dra. Victoria Judith Isaac Nahum - Fotos: Maria Lúcia Morais - 10/3/2014