Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Inscrições para o II Seminário de Alfabetização do Oeste do Pará

Inscrições para o II Seminário de Alfabetização do Oeste do Pará

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Oeste do Pará realizará, de 25 a 28 de março de 2014, o II Seminário de Alfabetização do Oeste do Pará – ALFA-PA. O objetivo do evento é compartilhar experiências exitosas dos 3 mil professores alfabetizadores de 21 municípios da região no âmbito do Pacto e aprofundar o debate sobre as concepções e diretrizes pedagógicas da alfabetização. Na região, o PNAIC está sendo coordenado por uma equipe de professores da UFOPA, sob coordenação geral do Prof. Dr. Luiz Percival Leme Britto.

A programação, voltada para professores das séries iniciais e estudantes de Pedagogia, será realizada nos câmpus Rondon e Tapajós da UFOPA, em Santarém (PA), contando com palestras, exposições e conferências. As inscrições são gratuitas e devem ser solicitadas pelo e-mail 2alfapa.pnaic@gmail.com. Vagas limitadas.

Confira o cartaz com a programação do seminário e a ficha de inscrição.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso dos governos Federal, estaduais, distrital e municipais para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para alcançar esses objetivos, as ações do Pacto compreendem um conjunto de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas do Ministério da Educação para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.

A formação no âmbito dos municípios é conduzida pelos orientadores de estudo – professores pertencentes ao quadro das redes de ensino, devidamente selecionados com base nos critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação, que participam de curso de formação de 200 horas oferecido pelas universidades parceiras – entre as quais a UFOPA. Estas selecionam e preparam seu grupo de formadores com a responsabilidade de formar os orientadores de estudo.

Em 2013, os professores participaram de um curso com carga horária de 120 horas, objetivando a articulação entre diferentes componentes curriculares, com ênfase em Linguagem. As estratégias formativas contemplaram atividades de estudo, planejamento e socialização da prática. Em 2014, do curso, também de 120 horas, visa a aprofundar e ampliar os temas tratados em 2013, com foco na articulação entre diferentes componentes curriculares e ênfase em Matemática.

Comunicação UFOPA, com informações do PNAIC/UFOPA

18/3/2014