Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Parceria entre UFOPA e Incra fomenta educação no campo

Parceria entre UFOPA e Incra fomenta educação no campo

Profa. Fátima Lima, Profa. Raimunda Monteiro e Prof. Lázaro Silva - Foto: Renata Almeida 18/3/2014

A reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, reuniu-se nesta terça-feira, dia 18, com representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar da assinatura do termo de cooperação técnica para implementação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, na região Oeste do Pará. O passo inicial será dado através da implantação de uma turma do curso de Pedagogia da Terra para 50 alunos do distrito de Juruti Velho, ainda no segundo semestre de 2014.

“Queremos acelerar o projeto em Juruti Velho e estabelecer uma estratégia para expandir nossa atuação na educação no campo e, além disso, casar essa educação com o projeto de interiorização da Universidade. Temos que focar na descentralização e, nessa política, Juruti é um câmpus prioritário”, ressaltou a reitora.

Para o representante da Divisão de Desenvolvimento de Assentamento do Incra, Carlos Carneiro, a efetivação do termo de cooperação é de suma importância diante do número de famílias que serão beneficiadas. “Depois queremos levar o programa para outros assentamentos e municípios com demandas educacionais na região. Essa parceria com a UFOPA será essencial para atingirmos esse objetivo”, enfatizou.

A reunião também contou a presença de representantes da diretoria da Associação de Moradores do Distrito de Juruti Velho (Aconjuve). De acordo com o presidente da associação, Gerdeonor dos Santos, essa é uma grande oportunidade para os jovens da região. “Não precisaremos mais mandar nossos filhos pra fora. Agora eles poderão estudar e continuar morando conosco, porque terão oportunidades de trabalho garantidas no campo, na sua própria terra”, destacou.

Segundo o Prof. Everaldo Portela, do Instituto de Ciências da Educação (ICED), Juruti Velho está sendo o primeiro local a ser contemplado especialmente por causa da organização das próprias comunidades do Distrito. “Eles estão engajados nessa luta desde 2010. A capacitação do homem do campo é o caminho para o desenvolvimento sustentável, a Universidade tem que ter esse compromisso em atender às demandas das populações tradicionais da Amazônia”, avaliou.

Além do Prof. Everaldo, também estiveram presentes ao encontro a Profa. Fátima Lima (ICED/PARFOR), o Prof. Lázaro Silva (Diretoria de Interiorização UFOPA) e Orivan Campos (responsável pelo Pronera no Incra).

Sobre o Programa

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), tem a missão de ampliar os níveis de escolarização formal dos trabalhadores rurais assentados. Propõe e apoia projetos de educação que utilizam metodologias voltadas para o desenvolvimento das áreas de reforma agrária. Cada projeto pode atender até três turmas de 60 alunos, com disponibilização de verba para atender, por exemplo, bolsas de estudo, material didático, hospedagem e alimentação de alunos e professores. Os jovens e adultos de assentamentos participam de cursos de educação básica (alfabetização, ensinos fundamental e médio), técnicos profissionalizantes de nível médio e diferentes cursos superiores e de especialização.

Confira as imagens da reunião: aqui.

Comunicação/UFOPA

18/3/2014