Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Pesquisa educacional é tema de aula inaugural do PPGE

Pesquisa educacional é tema de aula inaugural do PPGE

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará promoveu na última segunda-feira, dia 10, a aula inaugural do programa que, em 2013, teve seu Mestrado Acadêmico em Educação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes. A Prof. Dra. Ilma Passos Alencastro Veiga, da Universidade de Brasília, e o Prof. Dr. José Luís Sanfelice, da Universidade de Campinas (Unicamp), foram os convidados a ministrar a aula, cujo tema foi “A pesquisa educacional em Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu”.

A coordenadora do programa, Prof. Dra. Tânia Brasileiro; o Prof. Dr. Anselmo Colares, idealizador do curso; o Prof. Dr. Sebastián Mancuso, representante da Direção do Instituto de Ciências da Educação (ICED); e o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Sérgio de Melo, deram as boas-vindas aos novos mestrandos. Na ocasião, também foi apresentada a página do PPGE na Internet, a qual, segundo a Profa. Tânia Brasileiro, será um instrumento de divulgação de informações relevantes aos docentes e discentes do programa.

Pesquisa e docência

Após a abertura, o Prof. Anselmo Colares, mediador dos convidados, passou a palavra ao Prof. Dr. Sanfelice, que abordou os diversos contextos ao longo da história da pós-graduação em Educação no Brasil, defendendo uma postura investigativa que contemple o contexto no qual essa pós-graduação está inserida, questionando qual a função social do mestrado. “Qual a responsabilidade social do mestrado em Educação em tempos em que o neoliberalismo toma conta de tudo?”, indagou o pesquisador.

Em seguida, a Prof. Ilma Veiga apresentou alguns aspectos da pesquisa elaborada pela Rede Inter-Regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Superior (RIDES) em relação à configuração da produção acadêmica a respeito da docência na educação superior.

Para Ângela Santos, pedagoga e uma das aprovadas na seleção do Mestrado em Educação, e cujo projeto de pesquisa tem como tema as políticas de formação continuada de professores que trabalham na zona rural, o início do mestrado é um momento histórico para a educação na região. “Creio que o mestrado não é pra mim, é para a coletividade, em especial para a educação do campo, pois ela é uma realidade nossa e por isso precisa ser pensada, refletida. As políticas educacionais voltadas para a formação de professores precisam vir à tona, precisam vir à academia para serem discutidas”, disse.

Já para a coordenadora do PPGE da UFOPA, Profa. Tânia Brasileiro, são vários os motivos que fazem da aula inaugural um momento histórico. “Primeiro porque os programas de Educação do país são antigos, eles surgiram junto com o início da pós-graduação no Brasil e é difícil vencer a barreira da aprovação, pois a verba entre os programas é dividida. Além disso, na região, nós somos poucos com currículo, com a produção que a Capes exige, e hoje a UFOPA consegue ter seu curso próprio, com seus próprios professores, mais a colaboração do Prof. Sanfelice, que é o nosso professor convidado. E também pelo desafio que é levar os nossos mestrandos a pensar saídas para esse caos que constatamos como está a educação na região”, avalia.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

13/3/2014