Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Profa. Raimunda Monteiro é nomeada reitora da UFOPA

Profa. Raimunda Monteiro é nomeada reitora da UFOPA

A reitora eleita da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Nonata Monteiro, foi nomeada pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, na edição do Diário Oficial desta segunda-feira, 31, para um mandato de quatro anos. A nomeação marca o fim da gestão pro tempore, iniciada em dezembro de 2013. A professora santarena, e seu vice-reitor, Prof. Dr. Anselmo Colares, foram eleitos no primeiro processo de consulta direta à comunidade acadêmica, realizado em novembro de 2013.

Sobre a reitora – Raimunda Monteiro possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Pará (1990), mestrado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pela Universidade Federal do Pará (1996) e doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido pelo NAEA - Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA , da Universidade Federal do Pará (2003). Exerceu o cargo de Diretora do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA/MMA). Foi fundadora e primeira diretora do IDEFLOR (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará), de 2007 a 2009. Foi a primeira vice-reitora pro tempore da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente, é professora Associada I da UFOPA. Possui experiência de ensino na área de Comunicação, com ênfase em Teorias da Comunicação e Teorias da Informação; atuação na Gestão de Recursos Naturais e pesquisa nos temas: Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Rural, Políticas Públicas, Gestão de Florestas Tropicais, Ordenamento Territorial e Conflitos Sociais no Campo. Tem atuação na Extensão Universitária com projetos de pesquisa e desenvolvimento na área de Gestão Territorial Urbana e Gestão de Resíduos Sólidos. Coordena o Projeto Observatório de Economia Amazônica e Desenvolvimento Regional, com o subprojeto: Gestão Territorial e Conflitos Sociais Urbanos na Amazônia Central.

Confira o decreto de nomeação no Diário Oficial da União ou em PDF.

Renata de Almeida – Comunicação/UFOPA

31/3/2014