Professores da região expõem ações de alfabetização no II ALFA-PA
Segue até o dia 28 de março, em Santarém, o II Seminário de Alfabetização do Oeste do Pará – ALFA-PA, evento que busca compartilhar as experiências dos 3 mil professores alfabetizadores de 21 municípios da região no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e aprofundar o debate sobre as concepções e diretrizes pedagógicas da alfabetização. Na região, o Plano está sendo coordenado por uma equipe de professores da UFOPA, sob coordenação geral do Prof. Dr. Luiz Percival Leme Britto.
Exposição – Na tarde desta quinta-feira, 27 de março, professores de 10 municípios estarão expondo ações exitosas em alfabetização no Câmpus Rondon. “São atividades que vêm sendo desenvolvidas desde 2013 no âmbito do PNAIC nos municípios. Há uma exposição fixa no térreo do prédio do câmpus e apresentações de professores”, explica o Prof. Leme Britto. As apresentações orais ocorrerão nas salas R1, R2 e R3, das 14h às 17h. Os municípios envolvidos serão: Belterra, Itaituba, Mojuí dos Campos, Óbidos, Oriximiná, Placas, Prainha, Rurópolis, Santarém e Trairão.
Na noite do dia 27, o Prof. Dr. Luiz Percival Leme Britto irá proferir a palestra “A ortografia na alfabetização”, a partir das 19h no Auditório do Câmpus Tapajós. A programação do Seminário será encerrada na manhã do dia 28 com a conferência “A formação do professor na escola”, ministrada pela Profa. Dr. Maria de Fátima Lima (UFOPA), a partir das 10h30 no Câmpus Rondon.
Confira a programação do seminário.
Sobre o PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso dos governos federal, estaduais, distrital e municipais para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para alcançar esses objetivos, as ações do Pacto compreendem um conjunto de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas do Ministério da Educação (MEC) para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores.
Comunicação/UFOPA
27/3/2014