Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Reitora da UFOPA deverá ser empossada pelo MEC nos próximos dias

Reitora da UFOPA deverá ser empossada pelo MEC nos próximos dias

Reitora da UFOPA deverá ser empossada pelo MEC nos próximos dias

Reitora Raimunda Monteiro - Foto: Renata de Almeida

Nomeada pela presidente Dilma Rousseff para um mandato de quatro anos, conforme publicação no Diário Oficial da União, a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Raimunda Monteiro, concedeu entrevista coletiva à imprensa santarena na tarde desta segunda-feira, 31, para fazer o anúncio oficial. A nomeação marca o fim de sua gestão pro tempore, iniciada em dezembro de 2013, e o início da primeira gestão de uma reitoria eleita da Universidade desde sua criação, resultado da consulta direta à comunidade acadêmica realizada em novembro de 2013.

Confira o decreto de nomeação no Diário Oficial da União ou em PDF.

“A partir de agora, tem início a Gestão Participativa com Excelência, que foi o slogan da nossa campanha e que transmite a ideia de que a nossa universidade passará, nos próximos 4 anos, por um processo de fortalecimento, ampliação e melhoria na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão”, declarou a reitora, que deverá ser empossada pelo Ministro da Educação, José Henrique Paim, até a próxima semana, em Brasília (DF). Ela explicou, ainda, que a nomeação do vice-reitor, Prof. Anselmo Alencar, deverá dar-se imediatamente após sua posse, uma vez que tal medida é competência do reitor.

Segundo a reitora, após a consolidação da equipe definitiva que comporá a Administração Superior, estão entre as metas da nova gestão promover eleições nas unidades acadêmicas da UFOPA e no Conselho Universitário (CONSUN). Outra questão a ser priorizada será a revisão do modelo acadêmico em vigor na Universidade: “Nós estamos criando uma comissão, que vai apresentar, em breve, um cronograma e uma metodologia de avaliação do modelo acadêmico. Essa avaliação deve transcorrer durante todo este ano, ouvindo a comunidade como um todo, para que antes do processo seletivo 2015 nós já tenhamos definidas as mudanças que, porventura, forem acordadas”.

A Profa. Raimunda Monteiro destacou também como uma das principais metas a ampliação do espaço físico da UFOPA em Santarém, bem como as obras de expansão nos câmpus do interior. “Percebemos que o espaço disponível para novas construções aqui era muito limitado, então fizemos negociações envolvendo Prefeitura Municipal e Governo Estadual para que pudéssemos acordar uma nova área para o Parque de Ciência e Tecnologia, para liberar o espaço no Câmpus Tapajós e, assim, expandir nossas construções. Também iniciamos discussões com outras instituições federais e estamos em vista de incorporar uma grande área, suficiente para a expansão da universidade aqui na sede. Além disso, temos hoje um grupo que está cuidando da regularização fundiária dos nossos terrenos em outros municípios - Monte Alegre, Alenquer, Juruti, Óbidos, Itaituba - para que possamos iniciar as obras”.

Após a posse em Brasília, será realizada uma cerimônia de posse na UFOPA, com a participação da comunidade acadêmica e da sociedade em geral.

Comunicação/UFOPA

31/3/2014