Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Março Reitoria da UFOPA dialoga com técnicos em greve

Reitoria da UFOPA dialoga com técnicos em greve

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Dra. Raimunda Monteiro, reuniu-se esta semana com o comando local da greve dos servidores técnico-administrativos em educação da UFOPA. O encontro teve como tema central as pautas internas da greve, voltadas, majoritariamente, para a política de valorização do servidor e para a implantação da jornada de 30 horas de trabalho semanais para as categorias que têm esse direito previsto na legislação. “Estamos trabalhando na elaboração de uma política de valorização do servidor, incluindo demandas de capacitação e qualificação”, destacou a reitora.

Na ocasião, foi informado aos representantes da greve que a minuta de resolução que regulamenta as 30 horas semanais aos servidores que têm direito a esta jornada está em análise na Procuradoria Federal junto à UFOPA. O parecer jurídico será encaminhado ao Conselho Universitário (CONSUN), possivelmente em reunião extraordinária.

A Comissão de Greve recomendou medidas imediatas para prevenir o assédio moral, proposta aceita pela reitora, que sugeriu que a Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida (CSQV) coordene ações voltadas para esclarecimentos e formas de prevenção do assédio moral na Universidade. “Além disso, serão implantadas medidas de melhoria nas condições de trabalho, resolvendo situações de insalubridade, garantindo esse direito aos técnicos, especialmente aos que trabalham em laboratórios”, ressaltou a reitora.

Para Walter de Sousa, representante do comando local da greve dos servidores técnico-administrativos em educação da UFOPA, as negociações ainda estão no início. “Apesar de a reitoria demonstrar que tende a atender nossas reivindicações, ainda não temos nada de concreto”, avaliou.

De acordo com a reitora, as pautas da greve nacional ainda não atendidas pelo MEC são aquelas que têm limitações legais. “Por isso, pedimos aos grevistas que o funcionamento da Universidade seja mantido com o contingente mínimo de 30% dos servidores, conforme previsto em lei”. Para a Profa. Raimunda Monteiro, a Universidade está vivendo um momento de afirmação institucional. “Estamos recebendo os novos alunos para o início do ano letivo. Nesse sentido, o diálogo com o grupo é de fundamental importância”, avaliou.

Confira ofício 032/14-SEC encaminhado pela Fasubra - Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil - ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), reiterando a pauta específica da greve aprovada pela plenária nacional da Federação.

Renata de Almeida – Comunicação/UFOPA

28/3/2014