Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Abertas as inscrições para o Processo Seletivo Regular 2015 da UFOPA

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo Regular 2015 da UFOPA

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo Regular 2015 da UFOPA

Foto: Divulgação

Gratuitas, as inscrições para o PSR 2015 ocorrerão no período de 3 de dezembro de 2014 a 23 de janeiro de 2015 no sítio da UFOPA

Os candidatos interessados em participar do Processo Seletivo Regular 2015 da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) já podem fazer a inscrição, até o dia 23 de janeiro de 2015, na página www.ufopa.edu.br/psr2015/public.

O edital foi publicado nesta quarta-feira, 3, no Diário Oficial da União. O processo é destinado a quem concluiu o Ensino Médio ou equivalente. No total, são 1.191 vagas oferecidas em 24 cursos de graduação (Bacharelados e Licenciaturas).

Para 2015, a instituição ofertará 1.106 vagas para Santarém; 45 vagas para Oriximiná, voltadas para o Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Biológicas e Conservação; e 40 para Óbidos, destinadas para o curso de Pedagogia. Do total de vagas ofertadas, 600 serão destinadas para o sistema de ingresso por cotas sociais e 591 para ampla concorrência.

Inscrição –A seleção dos candidatos será realizada pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), correspondente aos anos de 2013 e 2014. A previsão é de que a primeira chamada aconteça até o dia 27 de janeiro de 2015. Para a reitora da UFOPA, Profa. Raimunda Monteiro, esse ano houve um cuidado especial em elaborar o processo seletivo bem discutido na base dos cursos e das unidades acadêmicas. "Ampliamos o ingresso de alunos através de nossas políticas afirmativas, com aumento das vagas especiais para indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência física. Além disso, estamos ofertando os dois primeiros cursos regulares em Oriximiná e Óbidos. Estamos avançando no aperfeiçoamento do modelo acadêmico da Universidade", avalia a reitora.

No processo de inscrição, o candidato deverá primeiro cadastrar-se no sítio da UFOPA. Depois de cadastrado, ele deverá preencher o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas, ocasião em que deverá, obrigatoriamente, responder ao questionário disponível.

No ato da inscrição no PSR UFOPA 2015, o candidato também deverá indicar uma opção de curso obrigatório e uma segunda opcional, que deverá estar vinculada ao mesmo instituto da primeira opção. A homologação da inscrição só será realizada após a confirmação, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de que o candidato está inscrito no Enem 2013 ou 2014.

De acordo com o edital, estará automaticamente eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver nota inferior a 500 na redação, numa escala de 0 a 1000; ou nota inferior a 400 em uma ou mais áreas, numa escala de 0 a 1000. “Estamos seguindo os mesmos critérios do Enem”, afirma a pró-reitora de Ensino de Graduação, Fátima Lima.

Os candidatos serão classificados por curso de opção, segundo ordem decrescente geral de classificação, até o preenchimento das vagas fixadas pela UFOPA, conforme distribuição de vagas e turnos por curso. Os candidatos inscritos em primeira opção terão prioridade de preenchimento das vagas. O candidato somente concorrerá ao curso de sua segunda opção caso as vagas para esse curso não tenham sido preenchidas por candidatos que escolheram esse mesmo curso como primeira opção. Para o preenchimento das vagas, a UFOPA promoverá chamadas sucessivas, até o limite de quatro.

Cotas – Para o PSR 2015, a UFOPA reservou 600 vagas para o sistema de ingresso por cotas sociais, sendo 557 vagas para o Câmpus de Santarém, 23 vagas para o Câmpus de Oriximiná e 20 vagas para o Câmpus de Óbidos. As vagas serão preenchidas conforme os critérios estabelecidos na Lei n. 12.711, de 29 de agosto de 2012, e na Portaria MEC nº 18, de 11 de outubro de 2012. Em função das informações prestadas no momento da inscrição, os candidatos cotistas serão distribuídos em quatro grupos:

Grupo 1: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;
Grupo 2: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;
Grupo 3: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas;
Grupo 4: Candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita, e que não se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

Além das vagas para cotistas asseguradas pelo PSR 2015, a UFOPA também destinará vagas específicas, por meio de processo seletivo especial regido por outro edital, visando à seleção diferenciada de candidatos indígenas e quilombolas, para os seus cursos regulares de graduação.

Pessoas com Deficiência – “A novidade para este ano é que estamos incluindo vagas para alunos com necessidades especiais”, explica Fátima Lima. O candidato que desejar concorrer na condição de pessoa com deficiência (PdC) deverá declarar expressamente, no ato da inscrição, sua opção em participar da seleção para a única vaga destinada ao curso de sua preferência.

O candidato classificado na condição de PcD deverá apresentar-se à Comissão Multiprofissional de Perícia Médica da UFOPA e, no dia da perícia médica, deverá apresentar laudo médico original ou cópia autenticada em cartório, emitido nos últimos doze meses, que ateste a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), bem como a provável causa da deficiência.

De acordo com o edital do PSR 2015, as vagas destinadas a pessoas com deficiência que não forem preenchidas por falta de candidatos aprovados serão automaticamente extintas e não poderão ser ocupadas por outros candidatos.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

2/12/2014

(Editado em 20/1/2015.)