Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Comissão discute Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFOPA

Comissão discute Plano de Gestão de Logística Sustentável da UFOPA

Na última quarta-feira, 13, a Comissão Gestora do Plano de Gestão de Logística Sustentável da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) reuniu-se para discutir a elaboração do documento. A intenção é publicar, ainda em novembro, a minuta para apreciação da comunidade acadêmica, para que a versão final seja aprovada até o final do ano.

O Plano atende à Instrução Normativa nº 10, de 12 de novembro de 2012, que determina a adoção de critérios e práticas de sustentabilidade pelas instituições públicas federais. Participam da Comissão setores estratégicos para a formulação do documento: Diretoria de Meio Ambiente (DMA), Pró-Reitoria de Administração (PROAD), Pró-Reitoria de Planejamento Institucional (PROPLAN), Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) e Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC).

Na ocasião, foram apresentadas as ações da DSQV para melhorar a qualidade de vida e do servidor no trabalho. O Departamento já realiza atendimentos com fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista, além de campanhas de segurança e saúde, atividades de prevenção de doenças crônicas, controle médico, entre outras atividades.

O presidente da Comissão, João Santos, explica que, apesar de o documento estar em fase de elaboração, algumas práticas estabelecidas nele já estão sendo feitas no dia a dia da UFOPA: “Grande parte dos setores estão adotando as canecas permanentes, eliminando os copos descartáveis. Alguns informaram também que estão fazendo economia de papel, imprimindo frente e verso e consumo consciente de energia e água. Essas práticas, que já estão sendo feitas hoje, nós estamos aprimorando e a proposta é expandir para toda a Universidade”.

A Instrução Normativa prevê a adoção de práticas sustentáveis no que se refere ao material de consumo (papel para impressão, cartuchos e copos descartáveis), energia elétrica, água e esgoto, coleta seletiva, compras e contratações, qualidade de vida no ambiente de trabalho e deslocamento de pessoal. Porém, o Plano da UFOPA deve conter medidas que vão além disso. “Nós aqui já estamos pensando no paisagismo, limpeza e conservação, vigilância, entre outros, acrescentando outros dados com base nos documentos de Universidades que já elaboraram o Plano”, destaca o presidente da Comissão, João Santos.

Na reunião também se discutiu a necessidade de incorporar atividades ligadas a esporte, cultura e lazer para os servidores e repensar em práticas de desfazimento de bens e materiais da Universidade, pensando em formas de descarte sustentáveis.

O Plano de Gestão de Logística Sustentável será adotado nos câmpus de Santarém e Interior e prevê metas a curto, médio e longo prazo, com avaliações anuais e revisões a cada quatro anos.

Comunicação/UFOPA

17/11/2014