Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro ICMBio promove Seminário de Pesquisas sobre Flona do Tapajós na UFOPA

ICMBio promove Seminário de Pesquisas sobre Flona do Tapajós na UFOPA

ICMBio promove Seminário de Pesquisas sobre Flona do Tapajós na UFOPA

Foto: João Freire/ICMBio

Para comemorar os 40 anos de criação da Floresta Nacional do Tapajós, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) promove, desde quinta-feira, dia 20, o II Seminário de Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós, em Santarém. O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e está sendo realizado no auditório do Câmpus Tapajós da Universidade.

Durante a abertura do seminário, na manhã do dia 20, a reitora da Universidade, Profa. Raimunda Monteiro, enfatizou a importância da Floresta do Tapajós como referência nacional em gestão florestal, tendo o Plano de Manejo Comunitário mais bem sucedido do País, além de ser destaque na produção científica sobre florestas tropicais no Brasil. “Atualmente, a UFOPA é líder no número de pesquisas sobre esta Unidade de Conservação, além de ser referência nos arranjos institucionais que há mais de 30 anos desenvolvem pesquisas nesta Unidade, como a Embrapa, o Inpa e o Museu Goeldi”, ressaltou.

O objetivo do evento, que segue até essa sexta, dia 21, é debater soluções para melhorar a gestão da Unidade de Conservação e promover a ciência junto com o desenvolvimento da comunidade, a partir da divulgação de trabalhos científicos desenvolvidos na Floresta do Tapajós. "A primeira edição do seminário ocorreu em 2011 e colaborou bastante para o fortalecimento da nossa Floresta como aquela que mais abriga atividades científicas no Brasil", afirmou o coordenador de Manejo Florestal e Pesquisa Científica da Floresta Nacional do Tapajós do ICMBio, Dárlison Andrade.

Além da reitora da UFOPA e do representante do ICMBio, estiveram presentes à cerimônia de abertura o chefe da Flona do Tapajós, Fábio Carvalho, e o chefe do Inpa em Santarém, Jorge Porto. “Vivemos um momento de transição na gestão florestal brasileira, com a recente criação de instituições que coordenam esse setor com participação social, como o ICMBio, o Ideflor e o Serviço Florestal Brasileiro, que ajudam a consolidar um modelo de gestão de florestas públicas no mundo”, avaliou a reitora da UFOPA.

Também fazem parte da programação do seminário mesas-redondas, palestras, apresentações de pesquisas e concurso de fotografia. Todas as atividades são fundamentadas no tema do seminário: "40 anos da Floresta Nacional do Tapajós: Gestão, Ciência e Desenvolvimento Comunitário".

Pesquisa da UFOPA na Flona - Um dos palestrantes do evento é o Prof. Renato Ribeiro, pesquisador da UFOPA. Na tarde da quinta-feira, ele apresentou os resultados do estudo desenvolvido em parceria com o Prof. João Ricardo Gama, também da UFOPA, sobre o aproveitamento de galhos no manejo florestal para produção de móveis na Floresta do Tapajós.

Durante dois anos, eles desenvolveram métodos inovadores de quantificação, extração e beneficiamento de madeira nas unidades de produção da Cooperativa Mista da Flona Tapajós (COOMFLONA). A pesquisa concluiu que, a cada 10m³ de madeira em tora, 3,8m³ de resíduos florestais poderiam ser aproveitados para a movelaria. “Nós aumentamos o rendimento das árvores. Além do aproveitamento do tronco, nós passamos a aproveitar os galhos. Com isso, aumentamos o valor agregado da árvore”, afirma João Ricardo.

Eles descobriram que o rendimento do resíduo é 70% superior ao rendimento da tora. Depois de serrada, apenas 30% da madeira da tora é utilizada, enquanto que, no caso dos galhos, esse percentual de aproveitamento chega a 53%.

O benefício da pesquisa também é social, através da geração de empregos. “Só esse processo de aproveitamento de galhada vai gerar em torno de 25 a 30 postos de trabalho na cooperativa. Aumentamos a demanda de mão de obra, que utiliza exclusivamente comunitários da Floresta Nacional do Tapajós”, destaca o pesquisador.

Comunicação/UFOPA

21/11/2014

 

 

Fotos: João Freire (ICMBio)