Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro Mostra exibe filmes paraenses na UFOPA

Mostra exibe filmes paraenses na UFOPA

Foto: Maria Lúcia Morais

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) sediou na última quinta-feira, dia 6 de novembro de 2014, a Mostra Pará de Audiovisual, que contou com a exibição de cinco filmes produzidos no Estado por cineastas paraenses.

Durante a sessão de cinema, realizada no miniauditório do Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA), foram exibidos os curtas-metragens No Movimento da Fé, curta-ficção de Fernando Segtowick; O custo do Progresso, curta-experimental de Carlos Alessander; Molho Negro, documentário de Vladimir Cunha; e Vitrine Sonora, documentário de Heitor Costa, Rodrigo Sardo e Ricardo Santos Leão; além do longa-metragem Amazônia dos Encantos, ficção de Haroldo Barros.

A Mostra integrou o Ciclo Criativo - Diálogos e Reflexões para o Desenvolvimento da Economia Criativa no Pará, evento promovido pelo Governo do Estado, no dia 7 de novembro de 2014, em Santarém (PA), com o objetivo de debater a economia criativa com acadêmicos, empreendedores, agentes públicos e artistas locais.

“Vamos exibir curtas-metragens produzidos por cineastas paraenses, que fazem parte de um projeto do Instituto de Artes do Pará (IAP), chamado de Mostra Pará, além de um longa-metragem também produzido no Pará”, afirmou Manuel Rui Secco, da Incubadora Pará Criativo do IAP, durante a abertura da Mostra.

Segundo Rui Secco, o segmento de audiovisual é hoje reconhecido pelo Ministério da Cultura e por todas as instituições que trabalham com a Economia Criativa, como um dos principais segmentos dessa área. “A nossa intenção com essa Mostra é trazer para o universo do audiovisual a experiência, em nível de produção, daquilo que hoje já acontece em nossa região, para que vocês possam ter referenciais tanto em termos de produção técnica quanto em termos de direção”, explicou.

Sobre o Mostra Pará

A Mostra Pará de Audiovisual começou seu catálogo em 2011 com a intenção de mapear as produções de cinema e vídeo do Estado. Dentre os 295 títulos que compõe as Mostras Pará e Parazinho, são encontradas produções das cidades de Santarém, Santarém Novo, Canaã dos Carajás, Castanhal, Vigia, Marabá, Chaves, Bragança, Anajás, Santa Isabel, Parauapebas, Capanema, Marapanim, Gurupá, Ponta de Pedras, Monte Alegre, Salvaterra, Cachoeira do Arari, Óbidos e Mosqueiro.

Em dois anos a Mostra Pará de Audiovisual já circulou por mais de 100 cidades do território paraense, sendo exibida para mais de 10 mil espectadores, promovendo o intercambio entre filmes, artistas e principalmente a interação com o público de cada localidade onde a Mostra é apresentada, sempre gratuitamente. Documentários, ficções, animações, curtas e longas-metragens estão no acervo da Mostra Pará de Audiovisual, que hoje possui mais de 200 títulos paraenses circulando por todo o estado.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

7/11/2014