Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro UFOPA 5 anos: corte de bolo celebra aniversário

UFOPA 5 anos: corte de bolo celebra aniversário

Foto: Talita Baena

Uma cerimônia com café da manhã e bolo comemorativo de três metros celebrou, na manhã desta terça-feira, 4, os 5 anos de criação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) em Santarém, no Espaço Muiraquitã, térreo do Câmpus Amazônia. A reitora, Raimunda Monteiro, o vice-reitor, Anselmo Colares, técnicos administrativos em educação, docentes e discentes da Universidade participaram do parabéns coletivo.

Criada pela Lei nº 12.085, de 5 de novembro de 2009, a partir da incorporação das unidades da UFPA e da UFRA na cidade de Santarém, região Oeste do Pará, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), neste ano, organizou uma programação voltada à cultura e à qualidade de vida que ocorrerão até o dia 5 deste mês. Nesta terça, além do bolo, a equipe da Diretoria de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV) fez verificação de pressão arterial e mensuração de peso/estatura e Índice de Massa Corpórea (IMC) dos presentes.

Parabenizando todos os envolvidos no desenvolvimento da Universidade, o vice-reitor da Universidade, Anselmo Colares, relembrou momentos históricos da implantação do ensino superior público em Santarém. “Para os que sonharam com isso, como eu, desde 1983, ano da primeira turma no Câmpus Rondon, e, mesmo antes da minha turma, outros já sonhavam com uma universidade em Santarém, e nós, hoje, fazemos parte destes 5 anos da UFOPA, é muito gratificante”, destacou o vice-reitor, relembrando também os 20 anos do curso de Direito. “Quinze desses, da UFPA, e cinco já da UFOPA. Chamou-me atenção o relato do professor Evandro Diniz, que naquele inicio difícil, ele praticamente sozinho, ministrava várias disciplinas. E numa carta de exortação aos estudantes, ele dizia num trecho assim: 'É hora de deixarmos de apresentar ao mundo apenas grandes rios, precisamos apresentar também grandes homens e grandes mulheres'. E eu achei essa frase muito marcante e acho também que ela poder ser um símbolo para todos nós. Parabéns à UFOPA. Parabéns a todos que fazem a UFOPA”, ressaltou.

Já a Reitora, Raimunda Monteiro, ao destacar o foco de interação com a comunidade santarena da programação dos 5 anos da UFOPA, agradeceu a todos os profissionais que atuam na Universidade. “Temos um leque muito amplo de profissionais e docentes que vieram de várias partes do país e que, ao passarem nos concursos, colocaram a UFOPA como um norte para as suas vidas. Nós queremos fazer um agradecimento muito especial a todos esses profissionais que vieram somar aos esforços de construção desta instituição”, enfatizou a reitora, lembrando também a importância dos discentes e a qualidade do quadro docente da UFOPA.

Serviço - As atividades comemorativas aos 5 anos da UFOPA continuam durante todo o dia. Às 16h do dia 4, no Bloco de Salas Especiais do Câmpus Tapajós, terá início uma oficina de teatro ministrada pelo Prof. Leandro Cazula. São 20 vagas e as inscrições podem ser feitas também na sala da Diretoria de Cultura da PROCEE. No mesmo horário, a partir das 16h, ocorrerá um torneio de xadrez, organizado pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) em parceria com o LAPMAT, no 2º andar do Câmpus Amazônia, no hall ao lado da cantina.

Já à noite, a partir das 17h30, ocorrerá show com o cantor Eduardo Dias para marcar a inauguração do espaço cultural “Palco Aberto Tapajós”, no Câmpus Tapajós, ao lado do Bloco de Salas Especiais. A ocasião também contará com a apresentação artística do Prof. Hergos Couto e de outros artistas.

Confira aqui a programação completa do aniversário de 5 anos da UFOPA.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

4/11/2014