Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro UFOPA debate Processo Seletivo com indígenas e quilombolas

UFOPA debate Processo Seletivo com indígenas e quilombolas

I Seminário Descentralizado do Processo Seletivo Especial Indígena, em Jacareacanga - Foto: Florêncio Vaz.

Nos próximos dias 24 e 25 de novembro a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) realiza o I Seminário Descentralizado do Processo Seletivo Especial para Indígenas e Quilombolas, no auditório do Câmpus Rondon, para debater o edital do Processo Seletivo Especial (PSE/2015). Cerca de 300 pessoas, entre lideranças indígenas e quilombolas de Santarém e arredores são esperadas nesses dois dias para debater aspectos do edital, que será lançado em breve. Esses seminários estão sendo realizados de forma descentralizada e já ocorreram nas cidades de Oriximiná e Jacareacanga.

Será a primeira vez que a UFOPA realiza seleção especial para ingresso de quilombolas. Por isso, a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEN) e a Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES), por meio da Diretoria de Ações Afirmativas, decidiram realizar esses seminários para debater o tema diretamente com os envolvidos no processo. A ideia é ouvir também os indígenas, para que eles possam manifestar suas opiniões a respeito do PSE, que ocorre desde 2010 para garantir o ingresso e a permanência desses alunos.

Em Jacareacanga, o evento reuniu cerca de 180 pessoas, entre elas jovens da etnia mundurucu. “Esse evento representa uma conquista histórica, no que concerne ao direito ao acesso à universidade para a população do município. Significa também maior aproximação e diálogo da UFOPA com o povo mundurucu para discutir o processo de ingresso do estudante indígena na universidade”, ressaltou o Diretor de Ações Afirmativas da UFOPA, Prof. Dr. Florêncio Vaz, que conduziu o Seminário junto com a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof. Dra. Fátima Lima.

Em 2015, a UFOPA irá realizar as provas de seleção do PSE em Jacareacanga. Os candidatos não necessitarão mais se deslocar até o município de Itaituba para se submeter à seleção”, anunciou a pró-reitora. Nos anos anteriores alguns candidatos chegaram a viajar até 400 quilômetros de ônibus para fazer as provas em Itaituba. Outros ainda tiveram que se deslocar durante horas de barco para chegar até os locais de prova.

Em Oriximiná, as equipes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação e da de Gestão Estudantil reuniram, nos dias 3 e 4 de novembro, quilombolas de Oriximiná e de Óbidos e os indígenas da Calha Norte, separadamente, para debater o Processo de Seleção Especial (PSE) Indígena e Quilombola para 2015.

Esta iniciativa pioneira de levar a UFOPA para escutar as demandas desses grupos e com eles dialogar, em vista da construção de processos e de sua inclusão no ensino superior, está sendo muito interessante, parece ter agradado os próprios quilombolas e indígenas”, esclareceu Florêncio Vaz. E acrescentou: “descentralizando esse processo, a universidade se aproxima mais da sociedade e de grupos étnicos historicamente excluídos. O resultado será uma UFOPA mais plural e diversificada e a democratização do acesso ao conhecimento acadêmico”, finalizou.

Comunicação/UFOPA, com informações da PROGES

18/11/2014