Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro UFOPA encerra programação de aniversário com música e poesia

UFOPA encerra programação de aniversário com música e poesia

UFOPA encerra programação de aniversário com música e poesia

Fotos: Luena Barros

No dia 5 de novembro de 2014, a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) encerrou sua programação de aniversário junto à população de Santarém, no Mirante da Orla. O show “UFOPA 5 anos – Nossa Universidade cada vez mais forte” foi animado com música e poesia para todos os públicos.

A apresentação musical ficou por conta de Alexandre Escher e convidados, com um repertório de músicas do rock nacional. No III Sarau Bartolomeu Campos de Queirós, promovido pelo grupo de estudo LELIT, vinte pessoas, entre professores, estudantes e artistas, declamaram poesias de autoria própria e de autores renomados. “Tem uma coisa muito interessante que é a gente se expor em público, dizer-nos, mostrar-nos, querermos partilhar por meio da estética, por meio da arte essa condição de viver”, afirmou o diretor de Ensino, Percival Britto, ao abrir a noite de comemoração.
Em 2014, a programação de aniversário reuniu uma série de atividade voltadas para a cultura e qualidade de vida, com mostra de filmes, concurso de xadrez, oficinas de dança, teatro, fotografia e música, além do concurso de curtas “Desafio UFOPA”.

História - A UFOPA foi criada em 2009, a partir da incorporação das unidades da UFPA e da UFRA na cidade de Santarém. “A instalação da UFOPA é um marco e podemos até considerar um divisor na história de Santarém e da região. Eu vejo que a universidade representa oportunidades para as pessoas, representa a possibilidade de conquistas, de realização de sonhos, de convívio das diferenças, de treino para o confronto de ideias”, afirmou o vice-reitor Anselmo Colares.

Atualmente, a UFOPA é formada por cerca de 7.000 alunos e mais de 800 servidores, dentre professores e técnicos administrativos. 33 cursos de graduação, 70 projetos de extensão e mais de 200 projetos de pesquisa são desenvolvidos na instituição.

“Temos um leque muito amplo de profissionais e docentes que vieram de várias partes do país e que, ao passarem nos concursos, colocaram a UFOPA como um norte para as suas vidas. Nós queremos fazer um agradecimento muito especial a todos esses profissionais que vieram somar aos esforços de construção desta instituição”, declarou a reitora Raimunda Monteiro, agradecendo a colaboração dos servidores que ajudaram a construir a história da Universidade.

Luena Barros - Comunicação/UFOPA

6/11/2014