Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro UFOPA realiza eleições para o Consun e direção dos Institutos nessa sexta, 28

UFOPA realiza eleições para o Consun e direção dos Institutos nessa sexta, 28

Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira, 28 de novembro de 2014, a UFOPA realizará eleições para a escolha dos novos representantes para o Conselho Universitário (Consun) e para a direção das unidades acadêmicas que compõem a Universidade. As eleições acontecerão das 9 às 21 horas, em nove seções eleitorais situadas nos câmpus da UFOPA, distribuídos em sete municípios do Oeste do Pará.

Esta será a primeira eleição direta para a escolha dos diretores e dos vice-diretores das unidades acadêmicas, para um mandato de quatro anos; e a segunda para os representantes das categorias universitárias – discentes, docentes e técnicos administrativos – que farão parte do Consun, com mandato de dois anos para os servidores eleitos e de um ano para os discentes.

Com exceção do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG), que tiveram suas votações adiadas, serão realizadas eleições para a escolha da nova direção das seguintes unidades acadêmicas: Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF); Instituto de Ciências da Educação (ICED); Instituto de Ciências da Sociedade (ICS); Instituto de Ciências e Tecnologia das Águas (ICTA); e Instituto de Saúde Coletiva (ISCO).

Votação - Na cédula de votação para o Consun, o eleitor deverá marcar apenas um candidato para o Conselho de Administração (Consad) e um candidato para o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), dentro da sua categoria funcional.

Confira a lista de candidatos a conselheiros.

No momento da votação, o eleitor deverá apresentar carteira de identidade ou outro documento oficial com foto – a carteirinha de estudante não será aceita. Antes de votar, o eleitor deverá assinar o nome na lista de votação. Caso o nome do eleitor não conste na lista, ele poderá votar em separado, desde que comprove o seu vínculo institucional por meio de outros documentos, como contracheque, termo de posse, entre outros.

Em Santarém, haverá seções eleitorais nos câmpus Rondon (sala HA1, 1º Andar); Tapajós (sala 103); e Amazônia (sala 106, 1º andar, ao lado do Consun). O eleitor deverá votar no câmpus onde funciona a sede do seu instituto ou setor ao qual está vinculado. Cada eleitor só poderá votar uma única vez, mesmo que pertença a duas categorias funcionais.

Também haverá seções eleitorais nos câmpus situados nos demais municípios onde a UFOPA desenvolve atividades acadêmicas: Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Monte Alegre e Itaituba.

Para saber mais confira o comunicado do Consun “Na Hora de Votar”.

Consun - No total, 10 professores, 12 técnicos administrativos e 13 discentes concorrem às 24 vagas para os Conselhos Superiores que formam o Consun. Cada categoria elegerá oito representantes titulares, sendo quatro membros eleitos para o Consad e quatro para o Consepe. Seguindo as normas do edital eleitoral, serão eleitos como titulares para cada Conselho os quatro candidatos mais votados por categoria e, como suplentes, os quatro subsequentemente mais votados.

As eleições para o Consun são as mais importantes que temos na nossa Instituição, pois as grandes decisões da universidade passam pelo Consun. A interlocução com a sociedade passa pelo Consun”, afirma o presidente da Comissão Eleitoral do Consun, professor Túlio Chaves Novaes. É importante que o eleitor, diante de toda essa relevância da nossa eleição, entenda que o sucesso do processo depende não apenas do trabalho da Comissão, mas de cada um de nós, da postura do eleitor e do candidato”.

Formado pelo Consepe e pelo Consad, o Consun é o órgão máximo de consulta e deliberação da Universidade, ao qual compete estabelecer a política geral da UFOPA em relação à administração, orçamento, finanças, patrimônio e recursos humanos, entre outras atribuições. Além dos 24 conselheiros eleitos pelas três categorias universitárias, fazem parte dos Conselhos a reitora, Raimunda Monteiro, como presidente; o vice-reitor, Anselmo Colares; pró-reitores e diretores das unidades acadêmicas.

Mais informações no sítio www.ufopa.edu.br/eleicoes/.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

27/11/2014