Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Novembro VII Festival de Direitos da UFOPA homenageia 20 anos do curso de Direito

VII Festival de Direitos da UFOPA homenageia 20 anos do curso de Direito

Evandro Diniz, um dos professores homenageados. Foto: Luena Barros.

Professores, alunos e ex-alunos participaram da comemoração dos vinte anos do curso de Direito da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) na noite de 3 de novembro de 2014, no Auditório Wilson Fonseca, Câmpus Rondon da UFOPA. Na ocasião, foram homenageados os professores que marcaram a história do curso. O evento abriu a programação do VII Festival de Direitos, que segue até o dia 7.

O curso de Direito foi criado em 1994, vinculado à UFPA, e incorporado à UFOPA em 2011. A reitora Raimunda Monteiro lembrou que esse contexto da criação foi reflexo das mudanças no país com a promulgação da Constituição Federal de 1988: “Essa Constituição ampliou uma margem muito grande dos direitos para a nossa sociedade, tornando-a mais inclusiva, mais democrática e mais plena da condição de reivindicar direitos”.

Aluno da turma de 1994, Gecivaldo Vasconcelos destacou que o curso foi também o primeiro em uma universidade pública em Santarém. “Eu sou um exemplo dessa inserção social que fez o curso de Direito em Santarém”, declarou o atual delegado da Polícia Federal.

Homenagens – Na cerimônia também estiveram presentes a diretora do Instituto de Ciências da Sociedade (ICS/UFOPA), Marlene Escher; a coordenadora do Programa de Ciências Jurídicas da UFOPA, Cynthia Soares; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Subseção Santarém), Ítalo de Farias; o representante do Ministério Público, Raimundo Navarro Filho; a representante do Poder Judiciário, Luciana Ramos; o coordenador da Polícia Federal, Olavo Pimentel; a representante da turma de 2011, Manuela da Luz; e o presidente do Diretório Acadêmico do Curso de Direito, Sanderson de Oliveira.

Alguns professores que participaram dos primeiros anos do curso e outros que continuam a construir essa história foram homenageados durante a cerimônia. Em especial, o professor Evandro Diniz foi lembrado por antigos e novos alunos. Ele foi professor da primeira turma de Direito e chegou a ministrar onze disciplinas para não prejudicar o andamento do curso. “Meus alunos não eram meus alunos. Eram meus colegas de estudo e são motivo de muito orgulho para esse velho”, afirmou o professor, emocionado.

Festival - Também foram homenageados os professores Marlene Escher Furtado, José Ronaldo Dias Campos, Jarsen Luís Guimarães, Jefferson Lima Brito, Maria do Socorro Bergeron Lago, Jorge Oliveira Machado, América Alves da Mota, Raimundo Navarro Filho, Luciana Maciel Ramos e Aldo Queiroz.

O objetivo do VII Festival de Direitos é construir dentro da Universidade um fórum em que os direitos podem ser, ampla e criticamente, discutidos não só pela comunidade acadêmica, mas também pela sociedade civil e pelos diversos movimentos sociais. A iniciativa surgiu em 2008 e é considerada uma marca do curso em Santarém. “A intenção não era discutir o direito só entre acadêmicos, mas discuti-los com a sociedade de Santarém”, explicou a professora Cynthia Soares.

Esta edição é organizada pela Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular e conta com a parceria do Programa de Ciências Jurídicas da UFOPA, tendo como tema “O Direito na Amazônia entre Terras, Águas e Grandes Projetos: por um direito achado na beira do rio”. Acesse a programação completa aqui.

Mais informações em: http://festivaldedireitos.blogspot.com.br e http://najupcabano.blogspot.com.

Luena Barros - Comunicação/UFOPA

5/11/2014