Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro Conselho da UFOPA define cronograma da avaliação do modelo institucional

Conselho da UFOPA define cronograma da avaliação do modelo institucional

Membros do Consun definem datas para avaliação. Foto: Renata Dantas

O Conselho Universitário da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) já definiu o calendário para o processo de avaliação do modelo acadêmico e construção do Projeto Pedagógico Institucional (PPI). As discussões já se iniciaram, mas a cerimônia oficial de lançamento será no próximo dia 15 de outubro, durante uma das mesas-redondas que compõem a programação da Jornada Acadêmica. Porém ainda nesta semana, no dia 9, haverá reunião ordinária do Grupo de Trabalho do PPI. Em novembro, deverá ocorrer um congresso universitário para finalizar e validar o texto do PPI, que também passará por aprovação no Consun. A expectativa é de que o processo esteja concluído até o final do primeiro semestre de 2015, considerando as alterações a serem feitas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos.

Integrantes da Administração Superior, representantes das unidades acadêmicas, docentes, alunos e técnicos administrativos serão representados nos Grupos de Trabalho (GT) que irão efetuar a avaliação. A escolha dos representantes será de responsabilidade das próprias categorias, cujos escolhidos poderão se incorporar aos debates a qualquer etapa dos trabalhos. “Buscamos otimizar o debate. Em vez de discussões em assembleias gerais, vamos dividir as tarefas com as unidades acadêmicas, que são os institutos e o CFI, posteriormente realizaremos encontros gerais com os representantes das unidades e das categorias organizadas”, afirmou o vice--reitor da UFOPA, Prof. Dr. Anselmo Colares, que está à frente do processo e trabalha na elaboração de um documento preliminar para subsidiar o debate.

Intitulado “Projeto Pedagógico Institucional da UFOPA: bases para o percurso acadêmico”, o texto-base será divulgado em breve a todos os envolvidos no processo. “Esse documento vai expressar a posição da Administração Superior. Mas não significa uma posição final. Está totalmente aberto ao recebimento de propostas que podem modificá-lo parcial ou totalmente", enfatizou o vice-reitor.

No documento, ainda inédito “Em defesa de uma 'Reforma Acadêmica' que viabilize a melhoria e a integração da Formação Inicial com a Formação Continuada na UFOPA”, o vice­-reitor defendeu uma ampla discussão para dirimir o que classificou de "falta de clareza" quanto à operacionalização do modelo acadêmico “inovador”. “Isso gerou uma gama de variações entre os cursos e muitas vezes dentro do próprio curso, entre as turmas que ingressaram em diferentes semestres, e tudo isso hoje tem reflexos negativos nas avaliações externas para fins de reconhecimento dos cursos”, concluiu.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

6/10/2014