Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro Cooperação internacional: UFOPA assina acordo com instituto português

Cooperação internacional: UFOPA assina acordo com instituto português

O acordo foi assinado nesta sexta-feira, 24 - Fotos: Talita Baena.

O objetivo das instituições é firmar parcerias em programas de cooperação técnica, científica, acadêmica e cultural

Nesta sexta-feira, dia 24, a Universidade Federal do Oeste do Pará firmou acordo de cooperação técnica com o Instituto Politécnico de Santarém (IPSantarém-PT), com sede em Portugal. Com a parceria, docentes e discentes da UFOPA terão acesso a programas de internacionalização do ensino e da pesquisa. Participaram da assinatura do termo o vice-presidente do IPSantarém-PT, Prof. Dr. Helder Cardoso Pereira; a reitora da UFOPA, Raimunda Monteiro; o prefeito de Santarém, Alexandre Von, que na ocasião também firmou parceria com o instituto; e representantes das Faculdades Integradas do Tapajós (FIT), do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/ULBRA) e do IESPES.

De acordo com a reitora Raimunda Monteiro, a parceria irá “intensificar as oportunidades de ensino tanto lá como aqui, permitindo a mobilidade dos nossos alunos, e pós-graduação para professores da UFOPA no IPSantarém-PT”. Ainda de acordo com a reitora, também está prevista a realização de pesquisas em parceria com ambas as instituições. “O IPSantarém-PT oferece cursos de pós-graduação em ciências econômicas, gestão pública, que nos interessam muito, assim como nas ciências agrárias, em que há interesses comuns mais claros. Da parte deles, o leque é muito mais amplo, e como nós estamos dentro de uma região de floresta tropical úmida, a UFOPA está num foco de interesse científico mundial, e Portugal tem muito interesse nessas áreas cujo foco é a biodiversidade, mas também há interesse em áreas de ciências humanas”, destacou a reitora.

Para o vice-presidente do instituto português, “a parceria é estratégica, pois deve contribuir para a capacitação dos agentes envolvidos, e também para promover o desenvolvimento das Santaréns envolvidas”, disse. Na avaliação de Helder Pereira, “as instituições de ensino superior têm um papel muito importante nessa qualificação, que é uma condição necessário para o desenvolvimento, e nessa perspectiva, hoje, nós demos uma passo importante, pois o termo permitirá que, em um curto prazo, haja mobilidade de estudantes, mobilidades de docentes, participação de bancas de defesa de teses, equipes mistas de pesquisa, artigos em revistas internacionais”, acredita.

Também participaram do ato de assinatura a secretária municiapl de Educação, Irene Escher;  o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Sérgio de Melo; o diretor de Pós-Graduação, Prof. Dr. Roberval Santos; o diretor de Centro de Formação Interdisciplinar (CFI), Prof. Dr. Andrey Morais; e a assessora de Relações Nacionais e Internacionais, Profa. Dra. Iracenir Andrade dos Santos.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

24/10/2014