Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro I Oficina de Jiu-Jítsu promove o esporte entre os estudantes

I Oficina de Jiu-Jítsu promove o esporte entre os estudantes

Alunos treinam jiu-jítsu durante oficina - Foto: Lenne Santos

A Coordenação de Esporte e Lazer, vinculada à Pró-Reitoria de Gestão Estudantil (PROGES) da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), está promovendo, entre os dias 20 e 24 de outubro, a I Oficina de Jiu-Jítsu da UFOPA, com o objetivo de divulgar a prática do esporte entre professores, estudantes e técnicos. A ideia é criar um grupo de treinamento dentro do espaço da universidade. A informação foi repassada pelos instrutores do Centro de Treinamento Jib Borin/Santarém, Charles Maciel e Jander Almeida, responsáveis pela oficina. Os dois possuem larga experiência no esporte.

A oficina faz parte do projeto “UFOPA em Movimento”, que tem coordenação do servidor Jabert Diniz (Coordenação de Esporte e Lazer/PROGES), e objetiva incentivar o estilo de vida saudável, por meio da promoção de modalidades esportivas.

Natanael Santos, 23 anos, aluno do curso de Zootecnia (IBEF), está tendo seu primeiro contato com o esporte. “Soube por acaso da oficina, estava passando por aqui e me inscrevi na hora. Estou gostando muito. Quero continuar praticando o esporte”.

Caio Mário Cardoso, 21 anos, aluno do curso de Letras (ICED) é fã de artes marciais. Estava sem tempo para a prática do esporte e aproveitou a oportunidade para fazer aquilo de que mais gosta: exercitar-se. “Estava sem tempo para a prática de esporte, quando soube da oficina vim correndo me inscrever. Fui o segundo da lista. Estou gostando muito, os instrutores são muito atenciosos. Explicam de forma muito detalhada e repassam os ensinamentos básicos do esporte de forma muito clara”. Ele se refere às questões como respeito, disciplina e honra, que são ensinamentos que vêm junto com a prática do esporte. “Esses conceitos passam a fazer parte da vida dentro e fora do tatame”, afirma Charles Maciel. “Os alunos passam a acreditar que, podendo superar os obstáculos no tatame, também podem vencer na vida”, ensina.

Praticante de jiu-jítsu, Rodrigo Almeida, também aluno do ICED, tem uma história de superação. Aos nove meses de vida foi submetido a uma cirurgia para corrigir um defeito congênito no pé. Hoje, aos 27 anos, se submete a um tratamento para curar uma bactéria no estômago com antibióticos fortes. “Os efeitos colaterais do medicamento estão sendo minimizados por causa da minha resistência física”, afirma, atribuindo a alta resistência à prática do esporte. Ele treina com atletas de até 120 quilos e não se acanha.

A prática do jiu-jítsu melhora o condicionamento físico, cardiovascular, aumenta a força muscular, entre outros benefícios, como por exemplo, perda de massa gorda. “Temos um aluno que em três meses de treinamento abandonou uma vida sedentária, perdeu peso e ainda conseguiu medalha no Campeonato Pan-Americano de Jiu-Jítsu, que ocorreu há pouco tempo na capital do estado”, contou Jander Almeida. Para ele, o jiu-jítsu é um estilo de vida.

Lenne Santos – comunicação/UFOPA

23/10/2014