Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro I Semana Acadêmica de Biotecnologia discute os desafios do mercado de trabalho na região

Foto: Luena Barros, 7/10/2014

Discutir as potencialidades e entraves da Biotecnologia para o desenvolvimento da região Amazônica é o objetivo da I Semana Acadêmica de Biotecnologia da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), que se iniciou no dia 7 e segue até o dia 9 de outubro de 2014 no Auditório do Câmpus Tapajós. O evento é uma realização do Bacharelado em Biotecnologia em parceria com o Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF), com apoio da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2014.

Na cerimônia de abertura, estiveram presentes o vice-reitor, Anselmo Colares, a diretora do IBEF, Elaine Oliveira, a coordenadora do curso de Biotecnologia, Kelly Castro, e o presidente da Comissão Organizadora, Harold Silva. Em sua fala, o vice-reitor destacou que eventos como esse são extremamente significativos para a formação dos alunos: “As semanas acadêmicas devem mobilizar vários esforços para aglutinar o que é trabalhado em sala de aula e em forma de pesquisa, além de ser também uma forma de extensão”.

Mercado de trabalho – “A Biotecnologia é, na verdade, uma área multidisciplinar, que agrega conhecimentos da Química, da Bioquímica, da Biologia, da Engenharia de Alimentos, exatamente para buscar a otimização dos recursos para assegurar a produção de bens e fornecimento de serviços para a sociedade”, afirmou a professora Elaine Oliveira. Segundo ela, o profissional tem um papel estratégico na Amazônia, que corresponde a cerca de 40% do território brasileiro e abriga a maior parte dos recursos naturais.

Na UFOPA, a graduação iniciou-se em 2011 e agrega atualmente 90 alunos. O foco principal é o desenvolvimento de produtos e processos que envolvam os recursos naturais amazônicos. Segundo a coordenadora, Kelly Castro, a grade curricular permite que os futuros profissionais atuem de acordo com as potencialidades locais: “Eu vejo que há grandes perspectivas de eles se inserirem no mercado de trabalho e desenvolvê-lo aqui mesmo, em Santarém”.

Na palestra de abertura, “O biotecnologista e o mercado de trabalho no Pará e no Brasil”, o professor Valdir Veiga Jr., da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), apresentou as várias linhas de atuação desse profissional em interface com as áreas da Saúde, Agricultura, Química e Ambiental.

Veiga Jr. falou ainda da carência que a região tem para explorar suas potencialidades: “Faltam biotecnólogos empreendedores, pessoas que vão estar preocupadas em gerar bioprodutos, em abrir suas empresas e gerar desenvolvimento para a região”. Para o professor, a solução para isso é estimular nas universidades a pesquisa em Biotecnologia. “Depende de a instituição promover essa associação da graduação com a pós-graduação. É uma associação, para essa área, muito fácil, mas que precisa de incentivo”, concluiu.

A programação da I Semana Acadêmica de Biotecnologia da UFOPA está disponível na página do evento.

Comunicação/UFOPA

8/10/2014

O vice-reitor da UFOPA, Anselmo Colares, fala durante a abertura da I Semana Acadêmica de Biotecnologia

O Prof. Veiga Jr. falou sobre o mercado de trabalho do biotecnólogo - Fotos: Luena Barros, 7/10/2014