Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro I Seminário de Cultura debate democratização e acesso a políticas culturais

I Seminário de Cultura debate democratização e acesso a políticas culturais

A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), por meio da Pró-Reitoria da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), realizou entre os dias 29 e 31 de outubro o I Seminário de Cultura, com o tema “O papel da Universidade no incentivo à cultura”. A cerimônia de abertura reuniu, no auditório do Câmpus Tapájós, o pró-reitor da Comunidade, Cultura e Extensão (PROCCE), Thiago Vieira, a diretora de Cultura, Prof. Deize Carneiro, o secretário Municipal de Cultura, Nato Aguiar, o presidente da Academia de Letras e Artes de Santarém, José Edinaldo Rodrigues, o representante do Ministério da Cultura, Delson Luz Cruz (Regional Norte) e artistas locais.

O Prof. Thiago Vieira lembrou a importância do evento para a construção de uma política cultural para a cidade de Santarém. O secretário Municipal de Cultura, Nato Aguiar falou da importância do Seminário para “fomentar políticas culturais para a sociedade local”.

A diretora de Cultura/PROCCE, Prof. Deize Carneiro, falou da importância da Cultura no processo de construção da cidadania. “Este é um primeiro chamado da UFOPA para discutirmos a cultura com a comunidade”. Uma caixa de sugestões foi colocada no auditório para recolher as sugestões da comunidade.

Ex-aluno da UFOPA, o secretário Municipal de Cultura, Nato Aguiar, reconheceu a importância da iniciativa de realização do Seminário. “Essa iniciativa da UFOPA vem fortalecer a disposição da Secretaria Municipal de Cultura de minimizar as desigualdades das políticas de cultura no município e fomentar políticas culturais para a sociedade”. A secretária Municipal de Turismo, Irene Belo, também esteve na cerimônia de abertura.

Em seu pronunciamento, Delson Luz Cruz ressaltou o papel da universidade no processo de construção de política cultural. “Entendemos política cultural não apenas do ponto de vista da realização de eventos, mas como um processo que venha fomentar toda a cadeia produtiva da cultura nas suas dimensões simbólica, econômica e cultural”.

Hergos Couto, professor do Instituto de Ciências da Educação (ICED), fez uma breve apresentação musical durante a abertura do Seminário. Acompanhado da jovem Liandra Sá, executou ao violão canções do seu CD “Acaso”.

A programação paralela do I Seminário de Cultura foi composta pelo I Fórum de Artes Visuais e I Fórum de Música de Santarém, cujos participantes elegeram representantes de cada uma das categorias para o Conselho Municipal de Cultura.

Oficinas – Os inscritos no Seminário tiveram a oportunidade de participar de duas oficinas sobre a elaboração de projetos para concorrer aos editais governamentais de apoio a ações na área da cultura. A lei estadual SEMEAR e lei federal ROUANET foram os principais assuntos debatidos durante as oficinas. As oficinas continuam nesta sexta-feira, 31, durante todo o dia no auditório do Câmpus Tapajós da UFOPA.

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

30/10/2014