Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro Inscrições abertas para bolsas de pós-doutorado

Inscrições abertas para bolsas de pós-doutorado

Foto: Divulgação

A Assessoria de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI) informa que estão abertas as inscrições para bolsas de pós-doutorado para professores/pesquisadores brasileiros em instalações do Joint Research Centre (JRC) da Comissão Europeia. O processo seletivo para o preenchimento das 12 primeiras vagas pode ser feito no sítio http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/uniao-europeia. As inscrições podem ser feitas até o dia 16 de novembro.

Esses programas de pós-doutorado serão financiados por bolsas do programa Ciência sem Fronteiras (CsF), tal como previsto em acordo entre o JRC e o CNPq, vigente desde setembro deste ano. O acordo prevê a concessão de até 100 bolsas do CsF para cursos de pós-doutorado de até 2 anos no JRC.

O prazo final para inscrições foi estendido para o dia 16 de novembro por causa da baixa procura. “A baixa procura pode ser atribuída, em alguma medida, ao escasso conhecimento sobre o JRC existente no exterior e no Brasil, apesar de tratar-se de instituição de excelência, com ampla rede de contatos com centros de pesquisa e entidades acadêmicas na Europa”, afirmou a assessora da ARNI, Prof. Dra. Iracenir Santos.

As doze vagas abertas estão descritas abaixo:

I) Projeto: monitoramento da degradação de florestas por sensoreamento remoto; local: Instituto para Meio Ambiente e Sustentabilidade do JRC (IES), Ispra, Itália.

II) Projeto: Avaliação e monitoramento da biodiversidade e de espécies exóticas invasoras em áreas protegidas do Brasil; local: IES, Ispra, Itália.

III) Projeto: Análise do “status” da bionergia na América Latina; local: Instituto para Energia e Transportes do JRC (IET), Ispra, Itália.

IV) Projeto: Pesquisa no campo da segurança de operações de prospecção e exploração de petróleo e gás em alto-mar; local: IET, Ispra, Itália.

V) Projeto: Nanotoxicologia; local: Instituto para Saúde e Proteção do Consumidor do JRC (IHCP), Ispra, Itália.

VI) Projeto: Caracterização de nanopartículas em matrizes complexas e interações entre nanopartículas e proteínas; local: IHCP, Ispra, Itália.

VII) Projeto: Segurança de sistemas de navegação global por satélite – detecção e mitigação de vulnerabilidades; local: Instituto para a Proteção e a Segurança do Cidadão do JRC (IPSC), Ispra, Itália.

VIII) Projeto: Modelos sobre marés de tempestade; local: IPSC, Ispra, Itália.

IX) Projeto: Análise econômica de mercados agrícolas globais; local: Instituto para Estudos Tecnológicos Prospectivos do JRC (IPTS), Sevilha, Espanha.

X) Projeto: Coautoria de Documentos de Referência das Melhores Técnicas Disponíveis (BREFS, na sigla em inglês) – tipo de documento resultante do intercâmbio de informações previsto no artigo 13 na Diretiva de Emissões Industriais da UE (IED, 2010/75/UE); local: IPTS, Sevilha, Espanha.

XI) Projeto: Desenvolvimento de ferramentas de garantia de qualidade e de controle de qualidade para o monitoramento de poluentes prioritários na água e na biota conexa; local: Instituto para Materiais de Referência e Medições do JRC (IRMM), Geel, Bélgica.

XII) Projeto: Biologia molecular para autenticação de produtos agrícolas; local: IRMM, Geel, Bélgica.

Comunicação UFOPA, com informações da ARNI

3/11/2014