Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro Nota da Reitoria da UFOPA sobre sinistro com ônibus da Instituição

Nota da Reitoria da UFOPA sobre sinistro com ônibus da Instituição

Nota da Reitoria da UFOPA sobre sinistro com ônibus da Instituição

Foto: Divulgação

Participar de um evento importante é um sonho de um estudante universitário. Ter um trabalho aprovado é símbolo de dedicação e esforço. Ter a oportunidade de apresentar esse trabalho, socializando as descobertas e recebendo contribuições para aperfeiçoar as aprendizagens é o ponto máximo de toda esta cadeia.

O grupo de 23 estudantes dos cursos de Informática Educacional e Ciências da Computação, que se deslocou na última quarta-feira, dia 29/10, havia cumprido todas as etapas anteriores e estava muito próximo de concretizar essa experiência exitosa, quando o ônibus no qual se deslocavam se incendiou completamente, a cerca de 100 km de Cuiabá (MT). As causas do incidente serão apontadas após perícia, mas podemos antecipar que foi uma fatalidade. O veículo novo, adquirido há pouco mais de dois anos, havia saído de uma revisão.

Um técnico administrativo da Universidade, Sílvio Ferreira, também integrava a comitiva, além de dois motoristas experientes, Juarez Rodrigues e Artur Pinheiro, todos do quadro efetivo de servidores da UFOPA. No momento do incidente, os motoristas tiveram a habilidade necessária para orientar que todos os passageiros deixassem o veículo a tempo de não sofrerem danos físicos. Todavia, não foi possível impedir que perdessem os objetos pessoais e tudo o que se encontrava no interior do ônibus, inclusive materiais para apresentação no evento, denominado Congresso Brasileiro de Informática Educacional, a ser realizado de 3 a 6 de novembro, em Dourados (MS).

O retorno a Santarém, previsto para o dia 6 de novembro, teve que ser antecipado por força das circunstâncias. Tão logo que foi possível, o motorista Juarez Rodrigues fez contato telefônico com o chefe de gabinete da Reitoria, Prof. João Ricardo, e este mobilizou a Pró-Reitora de Administração da Universidade e uma equipe de servidores para a tomada de medidas imediatas tendo por base a orientação da Reitoria de buscar em primeiro lugar o melhor atendimento ao grupo de alunos e servidores que estavam no ônibus.

Foram feitos contatos com dirigentes do Instituto Federal de Educação mais próximo do local onde o grupo se encontrava, o que garantiu as primeiras ações de acompanhamento e apoio. Assim, as pessoas foram deslocadas para essa instituição de ensino, sendo acomodadas com segurança. Eles puderam almoçar e, em seguida, foram conduzidos a Cuiabá (MT).

Enquanto isso, na UFOPA, estava sendo providenciada a compra de passagens aéreas, de forma emergencial, para todo o grupo retornar a Santarém, e também hospedagem e alimentação até a hora do embarque. Tomar estas decisões à distância e na urgência que a situação exigia, em um sábado, só foi possível graças ao empenho da equipe mobilizada desde o anúncio do incidente.

Soubemos depois que alguns estudantes desejavam prosseguir para o evento, mas considerando que estavam praticamente só com a roupa do corpo, recomendamos o imediato regresso a Santarém. Haverá outras oportunidades para que concretizem o sonho de socializar suas aprendizagens acadêmicas. A Reitoria da UFOPA reafirma seu compromisso de incentivar e apoiar a produção e a divulgação do conhecimento e em aperfeiçoar mecanismos que garantam estas políticas. Cabe ressaltar ainda que todo o grupo que viajava no ônibus contará com o apoio psicossocial da equipe de psicólogos e assistentes sociais da Universidade.

Lamentamos profundamente o ocorrido, e, ao mesmo tempo, parabenizamos a toda a equipe que se empenhou para encontrar as melhores soluções possíveis e também a todos que estavam no ônibus e souberam enfrentar a situação com altivez e serenidade. Para a UFOPA, de um modo geral, este incidente fortaleceu a solidariedade interna e externa, assim como o compromisso institucional para com a integridade e o bem estar dos membros de sua comunidade.

Prof. Anselmo Colares

Vice-Reitor da UFOPA

3/11/2014