Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro PROCCE realiza I Feira de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão na Jornada da UFOPA

Foto: Ananias Andrade

Como parte da programação da III Jornada Acadêmica, a Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE) promove a I Feira de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), a qual reúne 25 expositores de projetos de pesquisa e extensão de diversas pró-reitorias, centros e institutos. Parceiros da universidade também trouxeram produtos e serviços para expor à comunidade acadêmica.

Entre os expositores está o projeto Hortas Orgânicas Pedagógicas (HORPs), desenvolvido em escolas públicas municipais e que envolve quatro institutos da UFOPA. Inicialmente o projeto criou hortas promovendo educação ambiental dentro da Escola do Parque. “Nessas atuações na Escola do Parque nós conseguimos levar, tanto para os professores quanto para os alunos, a importância da alimentação saudável e ao mesmo tempo dos cuidados com o meio ambiente”, afirmou a Prof. Dra. Helionora Alves, uma das integrantes do projeto. As escolas municipais Frei Fabiano e Ercila Nobre também recebem as ações do projeto.

Professor da rede pública municipal de ensino e atuando dentro da escola do Parque da Cidade, José Góes reconhece a importância do trabalho na área da educação ambiental. “Nós recebemos na Escola do Parque alunos de 4 a 9 anos, e trazer para dentro das escolas municipais esse conceito de educar para a sustentabilidade é muito importante para nós professores e para os alunos também”.

Os bolsistas que integram o projeto Laboratórios de Aplicações Matemáticas (LAPMAT), coordenado pelos professores Hugo Diniz e Haroldo Rodrigues, apresentaram os materiais didáticos que levam até os alunos da rede pública para auxiliar no ensino de Matemática. “Tentamos envolver os alunos no aprendizado da disciplina. Queremos demonstrar que a Matemática pode ser uma matéria interessante”, esclareceu o bolsista Matheus Almeida. O laboratório atende atualmente sete escolas da rede municipal de ensino que participam do “Clube da matemática”.

Também participaram da I Feira de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão da PROCCE diversos programas e projetos da UFOPA, entre eles, o Projeto Mídias Eletrônicas, PET/CFI, PBID/ICED, Programa Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida na Amazônia, DIAVI/PROEN, Ouvidoria, Programa de Geologia/IEG, ARNI, ENACTUS/UFOPA, Projeto Escola da Floresta, SEST/SENAT e Programa Santander Universidade, entre outros.

Lenne Santos – Comunicação/UFOPA

16/10/2014