Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro Projeto da UFOPA leva inovação tecnológica à agricultura familiar

Projeto da UFOPA leva inovação tecnológica à agricultura familiar

Projeto da UFOPA leva inovação tecnológica à agricultura familiar

O "túnel de cultivo" é uma das agrotecnologias incrementadas pelo projeto - Fotos: Talita Baena.

Produtores da agricultura familiar dos municípios de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra, reunidos em 12 sítios-pilotos que são unidades coletivas de cultivo, começam a comemorar os primeiros resultados das inovações tecnológicas implantadas em parceria com o projeto de extensão tecnológica Hortifrúti da UFOPA, financiado pelo Ministério da Integração Nacional (MIN). Uma dessas tecnologias é o “túnel de cultivo”, uma espécie de estufa com irrigação, construída dentro de uma área de 2 ha, no bairro Vitória Régia, em Santarém, Oeste do Pará, onde Jailson Nobre, produtor há 28 anos, planta alface, coentro, tomate, pepino, cebolinha, couve, cheiro-verde.

Apesar de a tecnologia ainda estar na fase de experimentos, o produtor já percebe algumas vantagens, como o aproveitamento total das folhosas. “Nesta primeira colheita, o crescimento da planta foi acelerado, e houve uma diminuição de pragas e matos. E nesta primeira produção, 682 maços foram comercializados no município de Parintins, no Amazonas”, comemora.

Controle sobre a produção

De acordo com a Profa. Patrícia Chaves, coordenadora do projeto de extensão que objetiva inovar a agricultura familiar, tanto no sistema de produção de hortaliças e frutas quanto no beneficiamento de frutas, os resultados satisfatórios ocorrem por causa do controle de luz e água durante o processo de produção das folhosas. “Neste primeiro momento, estamos incrementando a produção dos sistemas tradicionais; no caso das hortaliças, nós estamos introduzindo os túneis de cultivo ou cachis de cultivo, que proporcionam algumas vantagens. A primeira vantagem é que temos um controle total da água, pois como todos os túneis são irrigados, nós podemos controlar a lâmina de água, recebida pelas espécies cultivadas. A segunda vantagem é que podemos controlar a disponibilidade de luz, colocando um sombrite para uma primeira fase do cultivo das mudas, depois retira-se o sombrite, deixando apenas o filme plástico na cobertura. A terceira vantagem é que, no período chuvoso, os túneis de cultivo fornecem uma proteção para o cultivo de folhosas, que é muito impactado no período de chuvas, entre os meses de janeiro a abril”, detalhou a coordenadora.

Outra vantagem da tecnologia de túnel de cultivo é a possibilidade de adotar sistemas hidropônicos de produção, o que será o próximo passo do projeto. “A quarta vantagem é que, nos túneis de cultivo, nós podemos colocar sistemas semi-hidropônicos, que é o cultivo dessas plantas em solução nutritiva, em que você tira o solo, enquanto principal substrato, e coloca a solução nutritiva como principal substrato de cultivo dessas plantas”, explicou.

Mercado local – Atualmente, boa parte do consumo de hortaliças em Santarém só é possível pela importação de algumas delas, conta a Profa. Patrícia. “Apesar das condições de clima e solo favoráveis ao cultivo de hortaliças, o mercado local importa algumas delas, por questões fitopatológicas, por questões de falta de estrutura. No entanto, o incremento dessas atualizações agrotecnológicas - o que já acontece em outras regiões do país - o projeto traz para o contexto da agricultura familiar, para que eles possam estar em pé de igualdade com os produtores do Sul e Sudeste do país”, conclui.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

21/10/2014