Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Outubro UFOPA discute cooperação técnica com o Sebrae

UFOPA discute cooperação técnica com o Sebrae

Foto: Maria Lúcia Morais

Representantes da UFOPA e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniram-se em 29 de setembro de 2014, no Câmpus Amazônia, em Santarém (PA), para discutir a formalização de um convênio de cooperação técnica entre as duas instituições. Durante o encontro, também foi apresentado o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, destinado a jovens universitários, que deverá ser implantado na Universidade.

“Considerando que o Sebrae trabalha com inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, que são três eixos transversais nos cursos de graduação na universidade, a UFOPA tem muito a ganhar com essa parceria, a partir do momento em que ela vai inserir esses conceitos no currículo para incentivar seus estudantes à inovação e ao empreendedorismo”, avalia o chefe de Gabinete da Reitoria, João Ricardo Vasconcellos Gama.

Por meio do convênio, que deverá ser firmado nos próximos meses, diversas ações do Sebrae poderão ser realizadas em parceria com a UFOPA, como a capacitação de alunos e docentes nas áreas de Empreendedorismo e Inovação; e a prestação de consultoria para empresas juniores e empresas incubadas na universidade. “Temos empresas juniores que trabalham em gestão de projetos, em diferentes cursos da universidade. Com este convênio, vamos também contar com apoio de consultoria do Sebrae para que os nossos estudantes possam fazer uma melhor gestão dessas empresas”, afirma João Ricardo.

Outra expectativa é a de que a UFOPA possa participar de diversos programas ofertados pelo Sebrae, como “No Campo” , “Juntos Somos Fortes”, “Desafio Empreendedor Universitário Sebrae” e o “Sebraetec”, além de poder contar com o apoio da Unidade de Inovação Tecnológica do Sebrae. “Com esse convênio, esperamos que o Sebrae, com sua expertise, possa agir com seus programas para induzir a tecnologia e a inovação, bem como disseminar a cultura do empreendedorismo dentro da universidade”, afirma Marcelo Vasconcelos, assessor da Agência de Inovação Tecnológica da UFOPA. “Essa parceria vem sendo construída desde o início do ano, na qual a Universidade, através da Agência de Inovação Tecnológica, procurou o Sebrae para buscar um envolvimento maior junto à UFOPA”, explica.

Empreendedorismo - A reunião também contou com a participação do pró-reitor da Cultura, Comunidade e Extensão, Thiago Almeida Vieira; da Assessora de Relações Nacionais e Internacionais (ARNI), Iracenir Andrade dos Santos; e de representantes do Centro de Formação Interdisciplinar (CFI) e do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

Pelo Sebrae, participaram do encontro Randolfo Veiga da Silva e Geraldo Vasconcelos, superintendente do Sebrae de Santarém; e Isabelle Eleres, da Unidade de Capacitação Empresarial do Sebrae-PA, que apresentou, para os participantes da reunião, o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, voltado para a promoção da cultura empreendedora na educação superior.  “A UFOPA está sendo vanguarda na iniciativa de implementação de empreendedorismo na educação formal, pois é a primeira universidade pública que nos procura”, afirma.

O Programa de Educação do Sebrae visa disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino superior do país por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos acadêmicos. “Esse programa visa desmistificar que apenas alunos de Administração devem ter  interesse no empreendedorismo”, explica Isabelle Eleres. “A disciplina de empreendedorismo, que é a solução educacional que trabalhamos no ensino superior, é uma disciplina transversal, que pode ser trabalhada em qualquer graduação, e a nossa intenção é que ela seja implementada nos diferentes institutos da Universidade”, afirma.

Por meio desse programa, cerca de 30 professores da UFOPA, de diferentes unidades acadêmicas, serão capacitados pelo Sebrae para ministrar a disciplina de Empreendedorismo, que será ofertada, aos alunos de graduação, pela Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão (PROCCE). “Como não temos esse curso como disciplina obrigatória nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação, ela será ofertada como disciplina optativa e curso de extensão, como atividade complementar e, nesse caso, a pró-reitoria que cuida da questão da extensão é a PROCCE”, explica João Ricardo. “Temos alguns cursos que já oferecem essa disciplina, como o curso de Biotecnologia (IBEF) e, com o apoio do Sebrae, vamos poder ampliar isso para os demais cursos da universidade”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação UFOPA

1º/10/2014