UFOPA promove concurso de criação de aplicativos com alunos da rede pública
Alunos do ensino fundamental e professores da Rede Municipal de Ensino de Santarém (PA) participam da oficina de desenvolvimento de aplicativos com educadores da Fábrica de Aplicativos, nesta quinta e sexta-feira, 2 e 3 de outubro, como preparação para o 1º Concurso de Criação de Aplicativos Interescolas da região, cujo objetivo é incluir os participantes no mundo digital móvel, permitindo que eles atendam a demandas locais, por meio da construção de aplicativos.
A oficina foi dividida em três módulos: Descobrimento, Conhecimento e Realização - para apresentar o movimento mobile no mundo, o crescimento do cenário no Brasil e o desenvolvimento ativo do aplicativo por meio da plataforma gratuita da empresa. Promovido pela Fábrica de Aplicativos, plataforma de criação de aplicativos mais fácil e acessível do mercado, em parceria com o Projeto de Mídias Eletrônicas da UFOPA e a Secretaria Municipal de Educação de Santarém, o concurso pretende desenvolver alunos e professores da rede Municipal de Santarém quanto ao uso da tecnologia móvel. “A missão do Mídias Eletrônicas é difundir a tecnologia nas escolas públicas de Santarém e nós queremos plantar uma semente para que eles possam despertar para o fato de que podem ser, além de consumidores, também produtores de tecnologia”, ressalta o coordenador do projeto Mídias Eletrônicas, Prof. Enoque Alves, do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da UFOPA.
“Com o evento, tanto professores quanto alunos poderão conhecer e usufruir de uma nova tecnologia para potencializar o estudo e aprendizado, diminuindo o gap geracional entre eles, trazendo inovação para o processo educacional e agregando competências do século XXI”, afirma o gestor socioeducacional da empresa, Evandro Ariki. “Desde o início da parceria, tínhamos o sonho de realizar este concurso com jovens da Rede Municipal de Educação de Santarém, bem como potencializar educadores para o uso de tecnologias no processo educacional”, acrescenta Ariki.
Sobre a Fábrica de Aplicativos - Criada em 2011 como Universo.mobi, a empresa passou por um processo de aceleração, mudando, em 2013, para Fábrica de Aplicativos, plataforma de criação de aplicativos mais fácil e acessível do mercado. Fundada por Guilherme Santa Rosa, a empresa recebeu dois aportes: um da MoWa, no valor de R$ 1 milhão, e outro da Finep, no valor de R$ 1,1 milhão. A empresa espera fechar 2014 com 200 mil aplicativos desenvolvidos e 1 milhão de acessos por mês nos apps criados. Para atender a demandas de escolas municipais, estaduais e ONGs, a Fábrica de Aplicativos oferece um programa denominado Fábrica Grants, em que, após o preenchimento de um formulário e aprovação do mesmo, são disponibilizadas contas “Especiais” para uso socioeducacional da ferramenta gratuitamente.
Comunicação/UFOPA, com informações da Fábrica de Aplicativos
3/10/2014