Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Assessor do MEC fala sobre políticas afirmativas na III Jornada Acadêmica

Assessor do MEC fala sobre políticas afirmativas na III Jornada Acadêmica

Assessor do MEC fala sobre políticas afirmativas na III Jornada Acadêmica

Foto: A Crítica

No dia 17 de outubro, às 10h30, o assessor especial do Ministério da Educação, Márcio Meira, participa da III Jornada Acadêmica da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) com a palestra “Os avanços da política afirmativa na educação superior”. O evento faz parte do II Seminário de Iniciação à Docência e do I Seminário de Formação de Professores e ocorrerá no Auditório Wilson Fonseca, no Câmpus Rondon.

Na palestra, abordar-se-á o acesso de populações de baixa renda ao ensino superior brasileiro com a implantação da lei de cotas e a ampliação de vagas nas universidades federais. Em relação à região Amazônica, onde existe uma grande demanda de populações indígenas e quilombolas, Meira destaca a política de interiorização da UFOPA: “Toda essa política de ampliação da rede mais as cotas permitiram que essas populações tivessem acesso à universidade, somada também aos programas de bolsa permanência”.

Sobre o palestrante – Márcio Meira é assessor especial do Ministério da Educação e foi, de 2007 a 2012, presidente da Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Historiador e mestre em Antropologia Social, atuou, no início da década de 1990, na demarcação das terras indígenas do Alto e Médio Rio Negro, no Amazonas.

Comunicação/UFOPA

16/10/2014