Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Curso Docência na Educação Infantil: pré-inscrições abertas

Curso Docência na Educação Infantil: pré-inscrições abertas

Começaram nesta segunda-feira, dia 29, as pré-inscrições para a primeira turma do curso de especialização lato sensu em Docência na Educação Infantil da UFOPA. Voltado para educadores que atuam na educação infantil, ao todo serão ofertadas 150 vagas, sendo 120 para professores de 27 municípios, e o restante para egressos e técnicos da universidade.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Sinara Almeida, os professores da educação infantil, formados no curso de Pedagogia e que atuam nos municípios de Almeirim, Altamira, Aveiro, Belterra, Brasil Novo, Curuá, Faro, Itaituba, Jacareacanga, Juruti, Medicilândia, Mojuí dos Campos, Monte Alegre, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Placas, Porto de Moz, Prainha, Rio Maria, Rurópolis, Santarém, Senador José Porfírio, Terra Santa, Trairão, Uruará e Vitória do Xingu poderão participar do processo seletivo previsto para o mês de outubro.

“O curso é muito importante porque a educação infantil ganhou um status social muito grande, com a obrigatoriedade da pré-escola, em que os municípios têm até 2016 para receberem essas crianças na faixa etária de 4 a 5 anos, e prepararem-se para isso. Então o nosso objetivo é justamente formar esses professores da rede pública, técnicos, diretores, servidores das secretarias municipais de educação. E também iremos disponibilizar vagas para os antigos alunos da UFOPA”, destaca a coordenadora.

Pré-inscrições

Os interessados em participar do processo de seleção devem fazer pré-inscrição até 13 de outubro de 2014. Para efetuar a pré-inscrição, o candidato deverá enviar o Formulário de Pré-inscrição para o endereço eletrônico inscricoesespecializacaoufopa@outlook.com até a meia-noite do dia 13 de outubro de 2014.

Após essa data, será publicada no sítio da UFOPA (www.ufopa.edu.br), no prazo máximo de 3 dias, uma lista com os nomes dos candidatos pré-inscritos, que deverão comparecer ao encontro presencial, a ser realizado em Santarém no dia 18 de outubro de 2014, às 9h, no auditório Wilson Fonseca do Câmpus Rondon da UFOPA (Av. Marechal Rondon, s/n, Caranazal - Santarém/PA), quando será feita a apresentação e discussão do projeto político-pedagógico do curso de Especialização. A confirmação da inscrição só ocorrerá após a participação no encontro presencial.

A busca pela qualidade

A construção de uma educação infantil de qualidade tem sido uma busca constante para aqueles que atuam na área, conta a Profa. Sinara Almeida, que também é líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil (GEPEI) da UFOPA. Segundo ela, isso deve impactar positivamente esta etapa da educação. “Acreditamos que o curso repercutirá na qualidade da educação infantil, pois uma busca antiga de quem trabalha na educação infantil é justamente contribuir com a construção desta tão almejada qualidade, que tanto buscamos, mas que ainda hoje não conseguimos chegar onde nós queríamos. E um dos aspectos mais importantes desta qualidade é a formação dos professores para atuarem nesta primeira etapa da educação básica, tanto com creche quanto para pré-escola”, avalia.

Para saber mais, acesse o edital 6/2014/PPGE.

O formulário necessário para a pré-inscrição está disponível aqui.

Talita Baena – Comunicação/UFOPA

30/9/2014