Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Delma Pessanha apresenta pesquisa sobre mulheres de Santarém nesta terça, 14

Delma Pessanha apresenta pesquisa sobre mulheres de Santarém nesta terça, 14

Delma Pessanha apresenta pesquisa sobre mulheres de Santarém nesta terça, 14

À esquerda, Delma Pessanha. Foto: Tatiana Castro

A pesquisadora Delma Pessanha Neves apresenta nesta terça, 14 de outubro, os resultados do trabalho que realizou na região de Santarém, de março de 2014 a abril de 2014. Durante este período, Delma desenvolveu suas atividades como Professora Visitante Nacional Sênior, como bolsista da Capes na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). A palestra é aberta à comunidade acadêmica e terá início às 9h, no auditório anexo ao ICTA, no Câmpus Amazônia da UFOPA.

Em seus anos na região, Delma realizou uma pesquisa sobre as condições de vida das mulheres no município de Santarém. O objeto da pesquisa surgiu de uma solicitação das representantes que participam do Conselho Municipal de Mulheres. O órgão é uma imposição da legislação federal e abriga mulheres representantes de diversos segmentos, especialmente do governo municipal e de entidades de classe, com representações, por exemplo, dos grupos de quilombolas, indígenas e das trabalhadoras rurais.

Como resultado de seu trabalho, a professora prepara a publicação da coleção Mulheres em Santarém: Alternativas de Vida, composta de três volumes. O primeiro deverá ser lançado no início de novembro, durante os eventos de comemoração dos cinco anos da UFOPA. Intitulado Mulheres e Mercado de Trabalho: afiliações e conquistas, a obra abordará a inserção das mulheres no trabalho produtivo, na análise do período de quase um século, que vai de 1920 a 2014. O segundo título, Economia Local e Trabalho Familiar, trará uma análise da participação das mulheres na economia doméstica e também na economia local. O volume final, Varando Universos Femininos, será uma coletânea de depoimentos de mulheres da região.

Além dessa coleção, Delma Pessanha deve lançar outro trabalho sob a chancela da UFOPA. Trata-se da obra Campesinato em Santarém, tema em que Delma é referência nacional, que abrange a questão do campesinato nos assentamentos Moju 1 e Moju 2, localizados na rodovia Santarém-Curuá-Una, e nas comunidades Membé, São Pedro do Arapiuns, Muruatuba e São Domingos.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

13/10/2014