Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Educadores de Belterra recebem diploma de pós em Gestão Escolar

Educadores de Belterra recebem diploma de pós em Gestão Escolar

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), Profa. Raimunda Monteiro, participou na última sexta-feira, 12, da primeira entrega de certificados do programa federal “Escola de Gestores na Educação Básica” em Belterra (PA). Cerca de 40 dirigentes – diretores e vices – e coordenadores educacionais de escolas públicas do município participaram da primeira turma do curso de especialização (lato sensu) em Gestão Escolar, realizado de 2011 a 2012.

Para o secretário de Educação de Belterra, Luciano Gomes Filho, os ganhos para a população do município são notórios. “Prova disso é o nosso IDEB que, em 2013, foi 4,5. Já superamos nossas metas projetadas para 2013 e 2015, que eram 4,0 e 4,3. Atualmente, dos 144 municípios do estado do Pará, nós ocupamos a 12ª posição. Isso mostra o avanço que estamos tendo através de investimentos na educação”, destaca o secretário, fazendo referência ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Em 2011, o IDEB de Belterra era 3,9.

A professora Ivaneide Porto Silva, de 46 anos, dá aulas para turmas dos 4º e 5º anos na Escola São Francisco de Assis. Ela foi uma das alunas da primeira turma do curso de Gestão Escolar. “Ainda não estou atuando como gestora, mas sou responsável pela escola e esse curso foi muito útil. Aprendi a organizar a rotina do trabalho, a planejar o ensino na escola”, avalia.

Para o professor Ivaldo Peres, de 35 anos, a diferença pode ser sentida no dia a dia na sala de aula. “O curso me ajudou na administração das aulas, na compreensão dos alunos, na conversa com a turma”, explica o docente, que ministra aulas para turmas do 6º ao 9º anos na Escola Sagrada Família.

Para a reitora da UFOPA, “estamos colhendo os frutos que se dão através da valorização das pessoas que são alvo das políticas públicas desenvolvidas no País. Esse investimento na qualificação de professores está sendo feito através de uma dessas políticas. Esses programas elevam alguns municípios, como é o caso de Belterra, que hoje não tem mais professores do ensino Fundamental sem nível superior”, ressalta a Profa. Raimunda Monteiro.

Mais duas turmas do programa federal Escola de gestores estão sendo desenvolvidas em Belterra, uma de Coordenação Pedagógica e outra de Gestão Escolar.

Sobre o programa - O programa nacional Escola de Gestores na Educação Básica, desenvolvido pela UFOPA na região Oeste do Pará, faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação do Ministério da Educação (PDE/MEC).

Instituído em diversos estados brasileiros, o projeto possui como objetivo formar, através de cursos de especialização (lato sensu) e de atualização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, dirigentes e coordenadores que atuam nas escolas públicas de educação básica da rede pública de ensino, incluídos aqueles inseridos na educação de jovens e adultos, educação especial e educação profissional, contribuindo para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico e administrativo desses profissionais.

Renata Dantas - Comunicação/UFOPA

15/9/2014

Momentos da cerimônia de entrega de certificados aos concluintes do curso de especialização em Gestão Escolar, Turma de Belterra - Fotos: Renata Dantas, 12/9/2014