Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Eleições para o Consun e direção das unidades acadêmicas

Eleições para o Consun e direção das unidades acadêmicas

Foto: Renata Dantas de Almeida

A UFOPA deverá realizar, no mês de outubro, a eleição dos novos representantes das categorias dos docentes, técnicos administrativos e discentes para a composição do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e do Conselho Superior de Administração (Consad), órgãos colegiados deliberativos que, juntos, formarão o Conselho Universitário (Consun), órgão máximo da Universidade. Na mesma ocasião, também serão realizadas eleições diretas para a direção das unidades acadêmicas, constituídas pelos Institutos e pelo Centro de Formação Interdisciplinar, conforme preveem o Estatuto e o Regimento Geral da Universidade.

O anúncio oficial das eleições foi feito pelo vice-reitor da UFOPA, Anselmo Colares, durante a última reunião do Consun, realizada na tarde do dia 8 de setembro de 2014. A previsão é de que as eleições ocorram no dia 22 de outubro de 2014 e que a posse dos novos conselheiros e dos diretores das unidades acadêmicas eleitos aconteça em novembro, durante as comemorações do aniversário da UFOPA.

Outra novidade prevista será a implantação do Conselho Comunitário (Consecom), órgão de interação da UFOPA com a comunidade externa, de caráter opinativo e consultivo, composto por representantes da comunidade local. A Secretaria Geral do Consun já distribuiu os convites para as instituições interessadas em participar do Conselho, que terá 20 membros escolhidos pelo Consun, com mandato máximo de dois anos.

Eleição - Além de contar com membros da Administração Superior, da direção das unidades acadêmicas e dos câmpus da Universidade, o Consepe terá em sua composição quatro representantes de cada categoria da comunidade acadêmica, eleitos pelo voto direto e secreto dos seus respectivos pares. O Consad também contará com o mesmo número de representantes dos estudantes, professores e técnicos, também eleitos. Os oito representantes eleitos de cada categoria integrarão o Consun.

O quadro de membros do Consun resultará da integração dos membros do Consepe e do Consad”, esclarece o Prof. Anselmo Colares. Com a nova composição, o Consun passará a ter 53 membros. Desse total, 24 deles serão representantes de categorias. Atualmente, o Conselho conta com 24 membros, sendo apenas nove representando as categorias, já que são três representantes de cada.

Segundo o professor Anselmo Colares, cada categoria deverá indicar, até o final desta semana, dois representantes para compor a Comissão Paritária para elaboração das minutas da resolução e do edital para as eleições, que serão submetidas à apreciação e aprovação do Consun. “Já temos a indicação dos representantes dos técnicos. Os alunos farão uma assembleia no dia 10 e, até sexta-feira, os docentes também deverão encaminhar os nomes de seus representantes para a Comissão Paritária”, esclarece.

De acordo com o Regimento Geral da UFOPA, os representantes eleitos, e respectivos suplentes, dos docentes e dos técnicos administrativos deverão pertencer ao quadro efetivo de pessoal da UFOPA e exercerão seus mandatos por dois anos, podendo ser reconduzidos uma vez, por eleição. Já os representantes dos discentes exercerão seus mandatos por um ano, podendo ser reconduzidos uma vez, por eleição.

Durante a reunião do Consun, o vice-reitor explicou que o período de férias e a solicitação de maior tempo das categorias para a composição da comissão de redação do Edital atrasou em alguns dias o início do processo, conforme previa o Regimento, mas o prazo de conclusão dos trabalhos não será prejudicado. Afirmou também que, ainda em 2014, a UFOPA estará “institucionalizada e democratizada, com a aprovação de regulamentos que dependem da apreciação de órgãos colegiados e a escolha dos seus dirigentes pela comunidade universitária”.

Maria Lúcia Morais - Comunicação/UFOPA

9/9/2014