Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro IBEF promove seminário sobre Fitoterapia no dia 22

IBEF promove seminário sobre Fitoterapia no dia 22

A UFOPA promove, na próxima segunda, dia 22 de setembro, um seminário com a Profa. Dra. Alexandra Sawaya, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com o tema “A influência de fatores ambientais nos metabólitos secundários de plantas medicinais: GUACO”, o evento será às 14h, no auditório do Câmpus Tapajós da UFOPA. A professora, docente da área de Farmacobotânica e Farmacognosia, ministra o seminário a convite do Prof. Lauro Barata, do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

Sobre o tema do seminário - A fitoterapia na saúde pública consagrou o uso de diversas plantas medicinais de uso tradicional, entre elas as duas espécies conhecidas popularmente como guaco: Mikania glomerata Mikania laevigata. Em formulários oficiais, como o 1º Formulário de Fitoterápicos da Farmacopéia Brasileira 2011, ocorrem instruções para o preparo da tintura utilizando exatamente a mesma proporção de folhas secas para solvente. No entanto, estudos realizados pela Profa. Alexandra e sua equipe mostraram que a quantidade do marcador (cumarina) varia de maneira expressiva entre as duas espécies.

Deste modo, a equipe avalia, além das diferenças de composição entre estas duas espécies, como os fatores ambientais afetam seus metabólitos secundários, principalmente os princípios ativos, e, portanto, a atividade terapêutica dos mesmos. Estão sendo analisados os efeitos de dano, temperatura, iluminação, seca e excesso de irrigação, adubo e PH do solo na composição química das plantas. Os estudos são feitos por análise metabolômica usando cromatografia líquida de alta eficiência com espectrometria de massas, onde se avalia quais os compostos que variam significativamente com os tratamentos, buscando determinar as melhores condições de cultivo para estas espécies medicinais.

Comunicação/UFOPA, com informações da Profa. Alexandra Sawaya

17/9/2014