Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro III Jornada Acadêmica da UFOPA inicia nesta quarta, 15

III Jornada Acadêmica da UFOPA inicia nesta quarta, 15

É com a conferência do Prof. Dr. Erasto Fortes, “O ensino, a pesquisa e a extensão no projeto institucional das universidades brasileiras", que começa nesta quarta-feira, 15, a III Jornada Acadêmica da UFOPA, evento de divulgação científica, a partir das 20h, no auditório do Bloco de Salas Especiais, no Câmpus Tapajós.

Além de divulgar a ciência e produção acadêmica desenvolvida nos programas institucionais de Iniciação Científica (PIBIC), Iniciação à Docência (PIBID), Bolsas de Extensão (PIBEX), Extensão Universitária (PROEXT), Educação Tutorial (PET), graduação, pós-graduação e PARFOR, por meio dos seis seminários que ocorrem durante a Jornada Acadêmica da UFOPA, o evento também pretende discutir o projeto pedagógico da Universidade, com a conferência de encerramento “Em defesa de um novo projeto pedagógico institucional da UFOPA”, que será ministrada pelo vice-reitor,  Prof. Dr. Anselmo Colares, no dia 17, a partir das 17h30, no Câmpus Tapajós.

A novidade deste ano é a I Feira de Integração Ensino-Pesquisa-Extensão, que objetiva apresentar à sociedade acadêmica e civil o tripé da Universidade, fortalecendo assim a construção de conhecimentos que possam contribuir com a sociedade. Durante a feira, a exposição "Visões: Arte Rupestre em Monte Alegre" estará disponível ao público em geral, no prédio anexo ao Câmpus Amazônia, no dia 16, a partir das 8h30.

Sob a responsabilidade da Diretoria de Cultura da PROCCE, a 3ª edição da Jornada Acadêmica da UFOPA terá uma programação cultural especial, com a participação de professores e alunos da universidade e artistas locais.

Bem diversificadas, as atrações vão desde espetáculos teatrais, dança, música e realização de esquetes, sátiras encenadas de curta duração, até a realização da exposição “Visões: Arte rupestre em Monte Alegre”, organizada pelo Museu Emílio Goeldi e Prefeitura de Monte Alegre.

A festa de encerramento, no dia 17 de outubro, no Câmpus Tapajós, a partir das 19h30, terá espetáculo musical de Ádria Góes, Wander de Andrade e Sérgio Ábalos.

Sobre Erasto Fortes - Erasto Fortes Mendonça é membro do Conselho Nacional de Educação e vice-presidente da Câmara de Educação Superior, ligados ao Ministério da Educação (MEC). Doutor em Educação pela Unicamp, atuou como professor e pesquisador na Universidade de Brasília na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Em 2010, Fortes também foi Diretor de Promoção dos Direitos Humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e, em 2011, Secretário de Estado Adjunto de Educação do Distrito Federal.

Para conhecer a programação completa, acesse a página da Jornada Acadêmica: www.ufopa.edu.br/jornadaacademica.

Talita Baena - Comunicação/UFOPA

14/10/2014