Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Jornada Acadêmica: seminários da PROPPIT destacam Pesquisa na Amazônia

Jornada Acadêmica: seminários da PROPPIT destacam Pesquisa na Amazônia

Sérgio Melo apresentou os dados da pós-graduação na Jornada. Foto: Talita Baena

A pesquisa e a pós-graduação na região Oeste do Pará também foram discutidas na III Jornada Acadêmica da UFOPA, durante a programação da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PROPPIT), responsável pelo IV Seminário de Iniciação Científica e II Seminário de Iniciação e Desenvolvimento Tecnológico e Inovação.

O pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, Prof. Dr. Sérgio de Melo, em sessão de abertura realizada no dia 16, apresentou os números da pós-graduação da UFOPA. Segundo ele, a finalidade deste nível de ensino, voltado à pesquisa, especialização e formação de professores universitários no país, é o “de fazer capacitação da mão de obra da região”, enfatizou.

Ainda segundo o pró-reitor, outra contribuição da pós-graduação da UFOPA é a realização de pesquisas científicas na região, que atualmente são desenvolvidas em “seis cursos de pós-graduação: 4 mestrados, sendo 2 acadêmicos e 2 mestrados profissionais - estes últimos voltados para a capacitação de professores do ensino médio - e ainda o doutorado”, conta.

A interação da pós-graduação com a iniciação científica, por meio da realização dos seminários de iniciação científica, de desenvolvimento tecnológico e inovação, e da pós-graduação, também foi destacado pelo Prof. Dr. Sérgio Melo, que considera um momento ímpar para os alunos da graduação, pois “os bolsistas de PIBIC e PIBITI são os futuros candidatos à pós-graduação, já que um dos objetivos dos programas de iniciação científica e tecnológica é justamente o de fazer com que eles façam uma pós-graduação com qualidade e de forma rápida”, explicou.

Relatórios de pesquisa – Ao todo, 180 trabalhos de iniciação científica e tecnológica foram apresentados em ambos os seminários. Eles abordaram os resultados das pesquisas e trabalhos desenvolvidos nos Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI). “Esses trabalhos foram avaliados pelos nossos professores e por um grupo de professores que formam o comitê externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq”, conclui.

Talita Baena – Comunicação UFOPA

20/10/2014