Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Novo ranking do Enactus Brasil garante 2º lugar ao Time UFOPA

Novo ranking do Enactus Brasil garante 2º lugar ao Time UFOPA

Novo ranking do Enactus Brasil garante 2º lugar ao Time UFOPA

Foto: Acervo Enactus UFOPA

A Enactus Brasil divulgou, no dia 23 de setembro, uma nova classificação geral do Campeonato Nacional Enactus Brasil, realizado em São Paulo, em julho deste ano. No ranking geral recém-publicado, o time Enactus UFOPA, que havia ficado em quarto lugar no quadro geral, ocupa agora a segunda colocação nacional. A ascensão do time UFOPA se deu após a realização de uma auditoria promovida pela Enactus Brasil com os cinco times finalistas na competição, concluída no início de setembro.

Todos os países que possuem a operação Enactus realizam o procedimento de auditoria depois da edição anual de cada campeonato nacional. Através desse processo, a organização verifica os números e os impactos dos projetos apresentados pelos grupos, relacionando-os com os documentos e fatos fornecidos pelos times. A auditoria é exigida pela Enactus Worldwide na intenção de preparar os times do mundo inteiro para a Enactus World Cup 2014, que será realizada em Pequim.

Esse foi o primeiro ano em que a Enactus Brasil auditou todos os finalistas. As conclusões da Enactus Brasil foram revisadas e confirmadas pela Enactus Worldwide. Os times Enactus CESUPA e Enactus CEUT, que haviam ficado em primeiro e segundo lugares, respectivamente, foram reprovados nas auditorias. Dessa forma, o título de Campeão Nacional Enactus Brasil 2014 foi dado ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, o Time Enactus CEFET/RJ, que representará o Brasil em Pequim.

O time UFOPA, que tem a reitora da Universidade, Profa. Raimunda Monteiro, como conselheira, chega ao segundo lugar na classificação geral comemorando a expressiva ascensão dos resultados obtidos pelo grupo. Em 2013, com apenas três meses de existência, o grupo participou pela primeira vez do campeonato nacional, quando ficou em segundo lugar na liga em que participou e levou o prêmio de “Time Revelação”.

Em 2014, o grupo levou para o campeonato a experiência do projeto Mapinguari, desenvolvido junto aos vendedores das barracas de alimentos da vila de Alter do Chão, através da implantação do selo de qualidade “Consumo Protegido”. Além de conquistar o segundo lugar geral na competição, que envolveu cerca de 30 times de diversas instituições de ensino superior do Brasil, o grupo trouxe para casa o prêmio "Projeto que promove Ética e Integridade".

O aluno da UFOPA, Caio Moura, ex-presidente do time Enactus UFOPA e que estava à frente do grupo na época da competição, foi selecionado pela Enactus Brasil para coordenar os times Enactus da região Norte do País.

Sobre o time Enactus UFOPAFoi criado com o objetivo de promover o empreendedorismo e o desenvolvimento sustentável na Amazônia, através de projetos socioeducacionais. Atualmente, além do Mapinguari, a equipe é responsável pelos projetos Nutrilife, Regar Amazonia, Manipirão, Sabão Borari e Regando Saúde.

Sobre o Enactus - É uma organização global, sem fins lucrativos, que surge dentro das universidades. Atualmente, está presente em 36 países e é composta por acadêmicos, professores e empresários comprometidos em criar projetos que possuam impactos sociais. São 1.600 times em todo o mundo, 46 no Brasil. A organização estimula estudantes universitários a buscarem formas de contribuir significativamente com suas comunidades, enquanto podem descobrir seus potenciais para melhorar suas habilidades e tornar-se líderes.

Comunicação/UFOPA

24/9/2014