Você está aqui: Página Inicial Notícias 2014 Setembro Políticas institucionais da UFOPA são destaque na III Jornada Acadêmica

Políticas institucionais da UFOPA são destaque na III Jornada Acadêmica

Políticas institucionais da UFOPA são destaque na III Jornada Acadêmica

Técnico da UFOPA traduz para Libras

No segundo dia da programação da III Jornada Acadêmica, o II Seminário de Graduação, ocorrido no auditório de IESPES, na última sexta-feira, 17, apresentou a mesa de debates intitulada: “Conhecendo a UFOPA: políticas institucionais – Exposição das políticas institucionais desenvolvidas na universidade, Coordenação de Estágio da PROEN; Coordenação de Projetos Educacionais da PROEN; ENADE (DIAVI), PROGES, DCE, DAIN”. O diretor de Ações Afirmativas, Prof. Florêncio Vaz (ICS), representou o pró-Reitor de Gestão Estudantil (PROGES), Prof. Dr. Raimundo Valdomiro de Sousa.

Todas as palestras tiveram transmissão simultânea para a Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), feita por Júnior Cardoso, técnico do Instituto de Ciências da Educação (ICED/UFOPA),  para atender aos quatro alunos do curso de Pedagogia 2013 Noturno, que estavam na plateia.

O coordenador do Diretório Acadêmico Indígena (DAIN), Adenilson Poró Borari, esclareceu sobre os aspectos do Processo Seletivo Especial Indígena (PSE). Ele lembrou que, em breve, a UFOPA abrirá o PSE Indígena 2015, mas antes haverá uma ampla discussão sobre a seleção que deverá ocorrer em novembro. “Nesses debates, que irão contar com a participação de lideranças, estudantes e demais envolvidos no processo, vamos tentar dialogar para que os alunos indígenas possam ser beneficiados no PSE 2015. Mais importante que entrar na universidade é conseguir permanecer nos cursos”, finalizou.

A palestra da coordenadora de Estágio, Aline Patrícia Gabriel, apresentou as bases legais do estágio e a Instrução Normativa 006/2010, que rege o trabalho dos alunos. A UFOPA tem 24 concedentes de estágios e 4 agentes de integração (CIEE, IEL, Super Estágio e Fulbra), que são “entidades que visam a auxiliar no processo de aperfeiçoamento do estágio, contribuindo na busca de espaço no mercado de trabalho”, afirmou Patrícia.

A diretora de Avaliação e Informação Institucional (DIAVI) e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Lílian Aquino, proferiu a palestra “ENADE: um assunto do seu interesse”, na qual chamou a atenção para a importância do exame, que é componente curricular obrigatório para todos os cursos de graduação. “A realização do ENADE está dividida em duas categorias: os ingressantes e os concluintes. Para a primeira, exige-se que tenha integralizado 25% das disciplinas. Já para a segunda, é necessário que o aluno tenha cursado 85% das disciplinas”. A diretora chamou a atenção também para a importância da avaliação institucional realizada nos meses de julho e agosto deste ano.

Os programas e projetos desenvolvidos e acompanhados pela Coordenação de Projetos Educacionais (PROEN/DE) foram apresentados pela coordenadora Madma Gualberto, entre eles, o Programa de Educação Tutorial (PET/CFI/IEG). “Reconhecemos a importância e a necessidade de aperfeiçoamento do PET/UFOPA, uma vez que este programa engloba o tripé da universidade, que é ensino, pesquisa e extensão”. Em 2014, pelo menos 20 universidades brasileiras receberam alunos da UFOPA por meio do Programa de Mobilidade Acadêmica Temporária Externa. Os alunos conheceram também de que forma podem participar do Programa de Monitoria.

O destaque ficou por conta do Programa de Restauração e Conservação de Documentos Históricos, do Instituto de Ciências da Educação (ICED/História), desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado – Fórum de Santarém (TJ do Pará). “Os documentos que estão sendo recuperados serão disponibilizados na Internet para consulta pública”, afirmou a coordenadora.

Serviço:

Coordenação de Projetos Educacionais: projetos.proen@ufopa.edu.br, (93) 2101-6757

Coordenação de Estágio: estagio.proen@ufopa.edu.br, (93) 2101-6757

 

Lenne Santos - Comunicação/UFOPA

20/10/2014